PROGRAMA FACULDADE DE SÃO BERNARDO RECEBE 1.100 INSCRIÇÕES EM APENAS 7 DIAS; PRAZO TERMINA EM 20 DE JULHO

Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos gratuitos, 50 para cada um, sendo dois bacharelados e dois de graduação tecnológica; inscrições devem ser feitas pelo link do programa
A oportunidade oferecida pela Prefeitura para que pessoas de baixa renda possam realizar o sonho de cursar o ensino superior de forma gratuita, por meio do Programa Faculdade de São Bernardo — criado pelo prefeito Marcelo Lima — teve repercussão imediata. Isso pode ser observado no volume de inscrições registradas nos primeiros sete dias do processo, entre 8 e 14 de julho, quando o sistema contabilizava cerca de 1.100 inscrições — média de 157 por dia — de interessados em garantir uma vaga em um dos quatro cursos oferecidos.
As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente de forma online até as 23h59 do dia 20 de julho, podem ser realizadas pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc . Conforme o levantamento mais recente, 137 pessoas se inscreveram para o vestibular de Gestão Ambiental (101 para a prova das 10h e 36 para a das 17h); 362 para Gestão Financeira (233 e 129); 292 para Gestão Pública (189 e 103); e 306 para Marketing Digital (200 e 106).
O Programa Faculdade de São Bernardo é destinado a pessoas de baixa renda que não tenham concluído curso de nível superior. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, o processo seletivo vai oferecer 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão Pública e Marketing Digital (bacharelados) e Gestão Financeira (graduação tecnológica).
As aulas terão início no segundo semestre de 2025, na modalidade semipresencial, com polo localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro da cidade. A projeção é que o programa municipal possa contemplar, a partir do próximo ano, 400 estudantes. Já no terceiro ano de funcionamento, a expectativa é alcançar 1.000 alunos matriculados.
“A educação transforma a vida das pessoas, e é isso que o meu governo quer fazer: transformar e fazer de São Bernardo uma cidade melhor para todos. No começo de julho (dia 4), levamos até o aeroporto 20 estudantes do Ensino Médio para intercâmbio de um mês na Irlanda. Eles não só vão aprender inglês, mas também conhecer novas culturas e interagir com estudantes de outros países. E agora, quem quiser fazer faculdade gratuita pode se inscrever. É assim que vamos fazer uma São Bernardo cada vez mais para frente”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
BENEFICIÁRIOS — O Programa Faculdade de São Bernardo contará com critérios sociais para a seleção de candidatos à matrícula. Entre os requisitos estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.
Em caso de empate, os critérios de desempate serão: melhor nota na redação do processo seletivo, menor renda per capita familiar, residência em região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na cidade e ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral.
CRONOGRAMA — As inscrições podem ser feitas até 20 de julho pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc. A prova do vestibular será aplicada no dia 27 de julho, com duas opções de horário: 10h ou 17h, presencialmente na unidade São Judas – campus São Bernardo –, localizada na Avenida Pereira Barreto, 1.479, Bairro Baeta Neves.
O resultado preliminar será publicado no Jornal Notícias do Município no dia 4 de agosto. Os documentos para comprovação dos critérios deverão ser enviados por e-mail até o dia 6 de agosto.