PACIENTES DE SÃO BERNARDO TERÃO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO UNIFICADO

Sistema vai unir dados da atenção básica, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência

A saúde de São Bernardo se prepara para mais um grande salto de qualidade. Após seis meses de intenso trabalho para zerar filas de espera por consultas e exames — com mais de 229 mil atendimentos apenas no primeiro semestre do ano, sendo mais de 90 mil para pacientes que aguardavam há meses ou anos —, a população terá, em breve, um prontuário eletrônico unificado. Todas as informações de exames, consultas, uso de medicações e cirurgias estarão reunidas em um único sistema, acessível por meio do Cartão Municipal de Saúde.

Atualmente, a rede municipal de saúde da cidade conta com dois sistemas, um para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs ( Unidades de Pronto Atendimento) e outro para os hospitais. Porém, eles não se comunicam. “O que vamos fazer é unificar tudo em um único sistema. O processo de contratação já está avançado, bem como o desenvolvimento do Cartão Municipal de Saúde, que vai ter um código de barras para o acesso fácil e rápido de todas as informações sobre cada um dos moradores”, detalhou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.

O secretário esclareceu que o cartão que será implementado tem como objetivo agilizar os atendimentos nos serviços de saúde da cidade. “Um cartão que vem com os dados pessoais, um código de barras para acesso de todo o histórico de saúde daquela pessoa. É mais agilidade no atendimento, menos burocracia para os trabalhadores e um grande avanço de modernidade para o município”, pontuou.

O diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Romero Lima, explicou que a contratação do novo sistema, que vai unificar todas as informações, já está na fase final. “Nossa expectativa é que, dentro de algumas semanas, isso já seja uma realidade. O Cartão de Saúde de São Bernardo foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Marcelo Lima durante sua campanha. Assim como o atendimento das filas de espera, essa é mais uma ação que vai virar realidade”, ressaltou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.