TERRITÓRIO LÚDICO ENCERRA SEMESTRE APROVADO POR ALUNOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE ESCOLAR DE SÃO CAETANO

Lançado neste ano pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, o projeto Território Lúdico encerrou o primeiro semestre com aprovação das famílias, dos alunos e da rede municipal. A iniciativa tem como objetivo resgatar e valorizar brincadeiras tradicionais, frequentemente esquecidas na rotina acelerada e digital das crianças.

O brincar é uma linguagem universal da infância. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo, criam vínculos e desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Brincar não é apenas diversão: é um processo de aprendizado que inclui resolução de conflitos, cooperação, criatividade e expressão.

O Território Lúdico é integrado ao Programa Aprender Mais e, na primeira metade do ano, a equipe visitou todas as escolas levando a temática circense. As atividades foram especialmente elaboradas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar.

“O projeto foi muito bem recebido por todos. A proposta circense nas atividades lúdicas conseguiu engajar alunos, professores, gestores e demais colaboradores, promovendo uma participação coletiva e integrada”, destacou Lucila Yashiki, coordenadora da ação.

“A relevância do Território Lúdico no ambiente escolar é clara, pois reforça o brincar como elemento essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento integral. Ao oferecer experiências que combinam diversão, desafio e conhecimento, o projeto valoriza espaços e momentos que estimulam a imaginação e o protagonismo infantil”, ressaltou Lucila. “Mais do que diversificar as práticas pedagógicas, o projeto contribuiu para tornar a escola mais alegre, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento pleno dos alunos.”

Para celebrar os resultados, uma festa foi realizada no fim de semana, com atividades no Parque Cidade das Crianças no sábado e no Espaço Verde Chico Mendes no domingo. As ações continuam neste semestre, com a temática circense focada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e brincadeiras tradicionais para as escolas municipais de educação infantil (EMEIs).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.