OFICINA ORTOPÉDICA DE SÃO BERNARDO COMPLETA QUATRO MESES DE TRABALHO E 350 SERVIÇOS REALIZADOS

Reparos em cadeiras de rodas representam 71% do total, tendo o Riacho Grande, Planalto, Paulicéia e Calux entre os bairros com mais atendimentos; prefeito acompanhou equipe da van
A Oficina Ortopédica Itinerante da Prefeitura de São Bernardo, iniciativa da gestão Marcelo Lima, completa quatro meses nesta sexta-feira (15/08) e contabiliza reparos em 350 equipamentos, entre cadeiras de rodas, de banho, andadores, próteses, órteses e bengalas. Para marcar a data de implantação do projeto, o prefeito esteve na manhã desta terça-feira (12/08) no Alto Industrial, região do Parque São Bernardo, onde técnicos que atuam na van fizeram a troca das rodas, ajustes e limpeza em cadeira de rodas usada pelo munícipe Luiz Pereira Rosa, de 46 anos.
Conforme o balanço feito pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista) de São Bernardo, chefiada por Fábio Branco, das 350 manutenções preventivas, corretivas e pequenos reparos realizadas até agora, 71% foram em cadeiras de rodas, 16% em cadeiras de banho, 6% em bengalas, 4% em andadores e 3% em próteses e órteses.
Ainda segundo o levantamento, os três bairros com mais atendimentos são: Riacho Grande, com 26, Planalto, com 21, Paulicéia e Jardim Calux em terceiro, cada um com 18 atendimentos. Em relação sobre como a pessoa conheceu os serviços da Oficina Itinerante, redes sociais e indicações de amigos ou familiares ficaram à frente, cada um com 31%; profissionais de Saúde ficaram em segundo, com 19%; outros recebeu 18,3%, e 0,7% viu o serviço na rua.
Recebido na entrada do condomínio por dona Creuza Garcia, de 70 anos, mãe e cuidadora de Luiz Pereira, o prefeito Marcelo Lima esteve no apartamento da família, acompanhado pelo secretário Fábio Branco e a equipe de técnicos da oficina, que em seguida iniciaram os trabalhos de reparo na cadeira de rodas. O chefe do Executivo conversou com o munícipe para conhecer um pouco de sua história, e soube, entre outras coisas, que ele depende do equipamento para se locomover desde 2015.
“Nós criamos esse serviço (Oficina Itinerante) para ajudar quem mais precisa, mas é para todas as pessoas de São Bernardo. Nosso governo é o governo da inclusão. A gente sabe que muitas pessoas (com problema de locomoção) não têm como sair de casa para levar cadeiras de rodas ou outros equipamentos auxiliares para reparos, inclusive por questões financeiras. E foi isso que nos inspirou a lançar a unidade móvel para ir nas residências. O resultado tem nos deixado muito felizes, e você (Luiz) pode nos ajudar a divulgar esse serviço, inédito em São Bernardo”, pediu o prefeito.
O programa, lançado em meados de abril pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, disponibiliza, de forma gratuita, serviço de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas e bengalas.
“Nestes quatro meses de funcionamento, a Oficina Ortopédica Itinerante – Inclusão em Movimento tem transformado a vida de muitas pessoas. Mais do que reparo e manutenção de equipamentos, estamos levando autonomia, dignidade e oportunidades. É um serviço que rompe barreiras geográficas e sociais, chegando até quem mais precisa, muitas vezes em regiões onde o acesso a esse tipo de atendimento era limitado ou inexistente. Nosso compromisso é continuar ampliando essa política pública, porque acreditamos que inclusão se faz com ação, presença e cuidado”, discorreu Fábio Branco.
FANTÁSTICO – Luiz Pereira Rosa lembrou dos tempos difíceis e de violência que marcaram sua adolescência entre a Vila São Pedro, Parque São Bernardo e outros bairros do entorno. Paraplégico desde os 14, tem na mãe Creuza seu ‘anjo da guarda’ e com ela divide as contas do apartamento com o pouco que ganham da aposentadoria. Para reforçar a renda, ele diz que vende balas em semáforos das proximidades, revela que os reparos na cadeira de rodas vão lhe dar mais conforto e agilidade e elogia a iniciativa do prefeito.
“Nem esperava ter esse tipo de serviço na cidade, que achei excepcional. Outros (prefeitos) fizeram promessas, mas ele (Marcelo Lima) chegou agora e já fez esse projeto fantástico. Nunca, em 32 anos de cadeira, chegou alguém aqui para ajudar, e a equipe da Prefeitura veio. Me surpreendeu mesmo, tanto o trabalho quanto o fato de o prefeito ter vindo até aqui, o que mostra que ele chegou para mudar. E, como puder, vou ajudar a divulgar esse trabalho muito importante que Oficina Itinerante faz”, disse.
Como funciona
• Serviço Gratuito:
A oficina ortopédica itinerante oferece serviços de reparo e manutenção gratuitos.
• Atendimento em Casa:
A van da Prefeitura, equipada para realizar os reparos, vai até a casa do usuário para realizar os serviços.
• Agendamento Prévio:
O atendimento é feito mediante agendamento prévio na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, por meio do telefone 2630-4107 (também é WattsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
• Requisitos:
O usuário deve ser residente em São Bernardo, apresentar documento oficial com foto, fornecer nome completo, CPF, endereço, telefone, e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do beneficiário.
• Tipos de Equipamentos:
O serviço abrange a manutenção de cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares de locomoção.
Objetivos
• Aumentar a Acessibilidade:
Simplificar o acesso a reparos e manutenção para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
• Garantir a Autonomia:
Permite que as pessoas com deficiência mantenham seus equipamentos em bom estado, garantindo sua autonomia e independência.
• Promover a Inclusão:
Leva serviços de manutenção diretamente à residência do usuário, promovendo a inclusão e o respeito.