OFICINAS CULTURAIS GRATUITAS DE SÃO BERNARDO TÊM INÍCIO COM MAIS DE 1.300 PARTICIPANTES INSCRITOS

Atividades em pontos descentralizados democratizam acesso às políticas de formação artística da Prefeitura; há 57 diferentes opções neste semestre

Tecidos coloridos, lira acrobática e trapézio. Os elementos dispostos no Galpão DAJUV compõem o cenário de uma das 57 oficinas culturais da Prefeitura de São Bernardo iniciadas nesta semana. Mais de 1.300 inscritos participam das atividades promovidas neste semestre, em pontos descentralizados, dentro das políticas de formação artística da Secretaria de Cultura da cidade. 

“Trabalhamos para ampliar o acesso dos moradores às oficinas gratuitas, como forma de democratizar o acesso à arte, de possibilitar que todos, sem distinção social ou de território em que estejam inseridos, tenham a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar técnicas nas mais diversas formas de expressão artística”, destacou a secretária de Cultura, Samara Dinis. 

A primeira aula no semestre de Circo Aéreo para alunos com mais de 40 anos, realizada nesta terça-feira (26/08), na DAJUV, marcou a estreia de Ricardo de Paula Machado, de 51 anos, nos tecidos. “Esse é um desafio para mim. Estou aqui para perder o medo de altura, depois de tomar um tombo a caminho do trabalho”, lembrou o massoterapeuta. “Minha primeira aula e parece que estamos aqui há semanas. O pessoal é muito acolhedor”, disse. 

A professora da turma, Sônia Aparecida da Silva, conhecida como Potira, explicou que, além da magia do circo aéreo nas intervenções culturais, a oficina promove o bem-estar. “A proposta é o ganho da consciência corporal, da autoestima. Os alunos ganham força, flexibilidade e, acima de tudo, qualidade de vida”. 

Além das oficinas culturais, a Prefeitura já iniciou as aulas do segundo semestre dos cursos gratuitas do CeMAM (Centro Municipal Avançado de Música) e do CAV (Centro de Audiovisual), que disponibilizam mais de mil vagas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.