PROVA DE TRIATLO NO RIACHO GRANDE, EM SÃO BERNARDO, REÚNE MAIS DE 3 MIL PARTICIPANTES NESTE DOMINGO

Com apoio inédito da Prefeitura, e custo zero para o município, competição esportiva Blue Series Triathlon retorna à cidade após seis anos
A Represa Billings e a Estrada Velha (Rodovia SP-148), em São Bernardo, foram palco para disputa de triatlo neste domingo (5/10). Mais de 3 mil participantes compareceram à Blue Series Triathlon, prova iniciada pela natação, seguida por ciclismo e corrida a pé, em diferentes categorias – por níveis de dificuldade. Com apoio inédito da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e custo zero para o município, o evento, realizado no Clube W-Tri, no Riacho Grande, retorna à cidade após seis anos.
José Belarmino de Sousa Filho, de 48 anos, morador do bairro Terra Nova, era uma das maiores expectativas entre os participantes de São Bernardo na prova. O atleta, que coleciona títulos mundiais, não decepcionou e garantiu medalha de ouro na categoria Triatlo Olímpico (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), com o melhor tempo entre os competidores na faixa etária dos 45 aos 49 anos.
“A prova foi sensacional. Há dez anos, não tinha tanta coisa aqui, no W-Tri. O espaço foi estruturado e, hoje, é inclusive nossa sede de treinamento, recebendo prova de uma grandeza como essa. Sem dúvida nenhuma, isso vai trazer ainda mais atletas e pessoas interessadas em iniciar no esporte. Foi incrível poder pedalar com segurança, com o apoio do Trânsito, e correr tranquilamente pela pista”, destacou Belarmino, educador físico, que há 12 anos participa de competições de triatlo. Entre os títulos conquistados em sua trajetória estão o Ironman World Championship, no Havaí, e o Ironman 70.3 World Championship, em Utah (EUA).
A estrutura para a realização da prova e apoio da Prefeitura foram pontos altos destacados por Rychard Hryniewicz, presidente da Federação Paulista de Triathlon. “Esse espaço é fantástico. É a casa do triatleta na Grande São Paulo. Depois de seis anos, a competição volta a São Bernardo. Temos muitas questões técnicas envolvidas para realizar o evento em segurança. E graças à parceria com a Prefeitura, foi um sucesso”, avaliou.
INCENTIVO – No início de setembro deste ano, a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo acompanhou o lançamento da Blue Series Triathlon, no Clube W-Tri. Na ocasião, a prefeita Jessica Cormick destacou o potencial da modalidade para estimular a prática esportiva e movimentar a cidade. “A Prefeitura, pela primeira vez, decide apoiar a competição, que volta a ser realizada nesse espaço magnífico, em meio à natureza. Estamos trabalhando para resgatar uma história que estava adormecida e para sermos protagonistas na realização de grandes eventos, como esse”, disse.
A prova Blue Series Triathlon contou com diferentes distâncias. No Triatlo Olímpico, os competidores percorreram 1,5 km na natação, seguida de 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. No Short Triatlo, os atletas fizeram prova mais curta, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Há ainda a modalidade Aquathlon, um tipo de competição combinada de natação e corrida, onde o atleta deve completar uma ou mais etapas de natação e corrida, sendo a ordem mais comum natação-corrida-natação.