BRASIL TEM 32 CASOS CONFIRMADOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL; 28 SÃO EM SÃO PAULO

O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (13) o número de casos de intoxicação por metanol no Brasil, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo o novo balanço, são 32 confirmações em todo o país — três a mais do que o último levantamento divulgado na sexta-feira anterior. Desse total, 28 ocorreram em São Paulo, estado que lidera as notificações.
Além de São Paulo, há confirmações no Paraná (3) e no Rio Grande do Sul (1). Outras 181 ocorrências seguem em investigação, sendo a maioria também em São Paulo (100), além de registros em 12 outros estados, como Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio de Janeiro (5) e outros.
Desde o início do monitoramento, 320 suspeitas já foram descartadas. Até o momento, cinco mortes foram confirmadas por intoxicação com metanol. Nove outros óbitos ainda estão sob investigação, a maioria nos estados de São Paulo e Pernambuco.
O avanço dos casos motivou uma série de ações coordenadas entre o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, além de operações das polícias civis. Em São Paulo, a força-tarefa do governo estadual tem reforçado a fiscalização e deflagrado operações para recolher produtos suspeitos e interditar estabelecimentos envolvidos na venda de bebidas adulteradas.
Com informações e imagem Agência Brasil

#metanol #saudepublica #saobernardo
Foto capa © Divulgação Polícia civil/RJ

