A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO – PARTE 2
Na publicação de ontem, relembramos como surgiu a Escola Estadual João Ramalho, ainda nos anos 1950, funcionando em um sobrado cedido por Tereza Delta na Praça Samuel Sabatini. Hoje, damos sequência à história da escola, que acompanhou o crescimento da cidade e precisou se expandir.
Em 1959, com a implantação do curso científico (correspondente ao que é hoje o ensino médio) no Colégio e Escola Normal João Ramalho, o antigo sobrado de Tereza Delta se tornou pequeno para a demanda. Era preciso um prédio maior, e este foi construído anexo ao antigo colégio. Surgia, assim, o I.E. João Ramalho (I.E. = Instituto de Educação), com quadra, pátio, playground, laboratório, biblioteca e dentista. Além de aulas diferenciadas, como aula de cultura musical, francês e prática normal*.
Depois, a escola mudou para outro prédio, na Rua José Bonifácio, onde está até hoje. No mesmo prédio também funcionou o Grupo Escolar Wallace Cochrane Simonsen, antes de se mudar para a sede atual, no Jardim do Mar.
As fotos abaixo mostram a fachada e algumas partes internas do I.E. João Ramalho. Todas são do acervo do Centro de Memória de S.B.C.