A HISTÓRIA DE NEWTON MONTEIRO DE ANDRADE
A HISTÓRIA DE NEWTON MONTEIRO DE ANDRADE clique aqui e ouça a matéria

A famosa “rua do INSS” e agora faz ligação entre o Viaduto Tereza Delta e a Rua Jurubatuba, a Avenida Newton Monteiro de Andrade, que passa por uma grande reformulação viária. Contaremos sobre essa reformulação e sua história, tanto da avenida como de quem deu nome a ela.

Quem foi Newton Monteiro de Andrade?

Newton Monteiro Ribeiro de Andrade, natural da cidade de Alfenas – MG, nasceu em 10 de Setembro de 1929, filho do casal Celina Ribeiro Monteiro e José Carlos Monteiro. Começou os estudos em sua terra natal, mais tarde sendo transferido para Belo Horizonte, onde estudou no Colégio Arquidiocesano onde formou-se em Ciências e Letras. Concluiu o curso intermediário no Colégio São Luiz de onde ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na qual, em 1951, saiu Doutor em Ciências Jurídicas.

Advogou por um ano no Fórum da Capital e ingressou na magistratura como juiz substituto em Goiás. Foi promotor público na comarca das cidades de Igarapava, Jaboticabal, Caçapava, Santos e finalmente São Bernardo do Campo.

No dia 5 de Janeiro de 1959, por volta das 19 horas, na fazenda São José, na cidade de Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Newton Monteiro de Andrade sofreu um infarto agudo no miocárdio. Estava na companhia da família de Felício Pelosini, grande industrial de São Bernardo do Campo. O corpo foi velado na Câmara Municipal de São Bernardo e o corpo foi enterrado num cemitério da capital paulista. O prefeito na época, Aldino Pinotti, decretou luto de três dias na cidade.

A história da avenida.

A avenida marginal ao Córrego dos Lima era também conhecida como Rua ou Estrada das Colônias, na Vila Dusi. Pela lei n° 796, de 26 de Agosto de 1959, o prefeito Aldino Pinotti dá a denominação de Avenida Newton Monteiro de Andrade, em homenagem ao promotor público falecido naquele ano com 29 anos.

A avenida foi durante anos prolongada. Na década de 70 ela chegou à Rua do Cruzeiro, próximo a Via Anchieta. O Córrego dos Lima foi canalizado neste trecho e a avenida ganhou duas faixas em cada sentido. No final da década de 90 e início da década de 2000 começam as obras do viaduto Tereza Delta, ligando a Avenida José Odorizzi à Avenida Newton Monteiro de Andrade. Também é construído um acesso à Via Anchieta, sentido São Paulo, tomando parte da área das Fábrica de Móveis Miele S/A e Indústria de Laminados de Madeira Selepaulo S/A.

O futuro da Avenida

Em 2012 começou as obras para a construção da  duplicação do Viaduto Tereza Delta. As obras foram paralisadas em 2014, retomadas em 2017 e concluídas em 2019.

O trecho faz parte do Corredor Leste Oeste. O corredor terá 13,6 quilômetros. Começa no Km 22 da Rodovia dos Imigrantes, limite com o município de Diadema e termina na Praça do Bombeiro, passando pela estrada Samuel Aizemberg, avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Newton Monteiro de Andrade e  Francisco Prestes Maia e Rua Tiradentes.

A Avenida Newton Monteiro de Andrade passa por obras de duplicação e construção de uma ligação com a Avenida Prestes Maia. Terá um corredor de ônibus que passará por ela e pela Avenida Francisco Prestes Maia e Rua Tiradentes, chegando ao terminal que será construído onde hoje fica o Center Castilho da Avenida Rotary, ao lado da Praça do Bombeiro.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Centro de Memória de S.B.C., Gabriel Inamine/PMSBC e Prefeitura de São Bernardo do Campo

Fontes:

São Bernardo do Campo (SP) terá nova ligação viária no centro até o início de 2022 – Jéssica Marques – https://diariodotransporte.com.br/2021/09/30/sao-bernardo-do-campo-sp-tera-nova-ligacao-viaria-no-centro-ate-o-inicio-de-2022/

Obras do Viaduto Tereza Delta, em São Bernardo, entram na etapa final – Alexandre Pelegi – https://diariodotransporte.com.br/2019/05/11/obras-do-viaduto-tereza-delta-em-sao-bernardo-entram-na-etapa-final/

São Bernardo do Campo (SP) terá corredor de ônibus do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia – Jéssica Marques – https://diariodotransporte.com.br/2021/06/02/sao-bernardo-do-campo-sp-tera-corredor-de-onibus-do-complexo-tereza-delta-ate-a-avenida-prestes-maia/

Revista ABC Ilustrado – Janeiro de 1959 – Página 2 –  Disponível no Centro de Memória de S.B.C. e no Memória e Acervo Online.

Consulta sobre leis e decretos de São Bernardo do Campo – https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/5280/leis-de-sao-bernardo-do-campo

Tagged: , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content