Programa inédito na cidade levará educadores para imersão de capacitação no Exterior; primeira edição do projeto irá acontecer no primeiro semestre de 2026, contemplando 10 docentes

Uma imersão de conhecimento no Exterior. Essa é a proposta do Conecta São Bernardo – Professor, que, por meio de projeto de lei da gestão do prefeito Marcelo Lima, obteve aprovação unânime da Câmara Municipal na sessão desta quarta-feira (22/10). O programa, inédito na cidade, visa levar profissionais da Educação para intercâmbio de capacitação em um país da Europa. Primeira edição do projeto irá ocorrer em março de 2026.

Com o aval do Legislativo, o texto tende a ser formalmente oficializado na edição do Notícias do Município de sexta-feira (24/10).  A nova versão do programa – que, inicialmente, projetou intercâmbio de estudantes em universidade de Dublin, na Irlanda – vai beneficiar professores da rede pública municipal para intercâmbio internacional de aproximadamente uma semana, com participação em congressos, seminários e cursos, sempre voltados à área da Educação. A viagem e as despesas decorrentes do projeto serão custeadas pelo município.

“A ideia do Conecta São Bernardo Professor é que o profissional da Educação faça um intercâmbio de conhecimento, de aperfeiçoamento educacional. Então, permite troca de experiências, uma imersão do que é praticado no Exterior. Desta forma, o programa possibilita que esse profissional conheça novos métodos, ideias, práticas, inovação e traga esse aprendizado para a rede municipal, estimulando cada vez mais a qualificação do ensino na nossa cidade”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

A iniciativa ficará sob a coordenação da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva de Programas Governamentais. O Conecta Professor tem como objetivo promover a qualificação e fortalecimento da formação pedagógica de professores da rede municipal, ao permitir a participação em eventos de excelência no Exterior.

O intercâmbio integra política de capacitação contínua implantada na Educação e ampliação de competências através do contato direto com metodologias e sistemas educacionais.

AVALIAÇÃO – Na primeira etapa do programa, o plano é contemplar 10 professores da rede, entre profissionais do Infantil (3), Ensino Fundamental (5) e EJA (2, Educação de Jovens e Adultos). O critério de seleção é a Avaliação Formativa que tem sido aplicada na rede de Educação de São Bernardo. Os melhores classificados nestes ciclos na avaliação de dezembro deste ano serão incluídos na lista. 

CONECTA ESTUDANTE – Paralelamente ao Conecta Professor, a Prefeitura de São Bernardo mantém o Conecta Estudante. De acordo com o planejamento da gestão, o programa levará, em julho de 2026, mais 20 alunos da rede pública – com idade entre 15 e 17 anos – para intercâmbio cultural e educacional em Dublin. Serão 30 dias de imersão na Irlanda para aprendizado na língua inglesa e vivência no Exterior.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.