MÚSICA, DANÇA E EMOÇÃO MARCAM CELEBRAÇÃO DE 15 ANOS DO PROGRAMA DE BEM COM A VIDA EM SÃO BERNARDO

Mostra Cultural na Câmara de Cultura Antonino Assumpção reuniu mais de 100 pessoas entre moradores e educadores dos grupos de nove Unidades Básicas de Saúde
Foi uma festa com música, dança, arte e muita emoção a celebração dos 15 anos do Programa De Bem com a Vida, iniciativa do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, que mantém grupos nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Com atividades físicas, práticas corporais, exercícios de memória e inúmeras atividades, os grupos promovem saúde, qualidade de vida e fortalecimento de vínculo para os participantes, formados em sua maioria por idosos. A celebração reuniu mais de 100 pessoas das UBSs São Pedro I, Parque São Bernardo, Farina, Baeta, Montanhão, Selecta, Ipê, Represa e Batistini, nesta sexta-feira (31/10), na Câmara de Cultura Antonino Assumpção.
Maria Aparecida Vargas Kuwabara, a Dona Cida, de 78 anos, mora no bairro Baeta Neves e participa do De Bem com a Vida desde o início do projeto. Incentivada pela vizinha da frente, que também já frequentava os encontros, Dona Cida foi conhecer as atividades e se apaixonou pela iniciativa. “A gente se sente bem, chega, conversa, ri, se emociona. Inclusive, nós nos tornamos uma família, então alguém começa a faltar, a gente se preocupa, vai atrás”, relatou.
Dona Cida conta que essa boa convivência tem grande impacto na sua saúde física e mental. “Se a gente está bem mentalmente, ajuda o físico. Nos grupos a gente ri e chora juntos. Convido todas as pessoas, que procurem a sua UBS para participar, é uma horinha, uma horinha e meia, que a gente passa ali rindo, cantando, se alongando, é tudo de bom para a vida da gente. Vamos ficar de bem com a vida, que é tudo de bom. Porque a vida é boa, a gente tem que torná-la melhor ainda”, concluiu.
INCENTIVO – Teresinha Rodrigues dos Santos, de 58 anos, é moradora do Novo Baeta e também passou a frequentar os grupos do De Bem com a Vida por intermédio de uma vizinha. “Via ela passando com aquela camiseta escrito ‘De bem com a vida’ e um dia perguntei que grupo era esse. Ela me convidou e eu não parei mais de vir”, contou, relembrando que já faz 11 anos que ela faz parte das atividades.
“Quando comecei, tinha muitas dores no corpo. E fui fazendo os exercícios, as atividades, a gente pensa que é um exercício bobo, mas faz toda a diferença”, relatou. “Praticamos atividades corporais, exercícios de memória, temos passeios. E uma coisa muito importante: são as amizades. Aqui a gente vem para esquecer da roupa, da casa para limpar, aqui a gente vem para ter um momento nosso, cuidar da gente”, finalizou.
Educadora física e pedagoga, a educadora do Programa De Bem com a Vida há sete anos, Elizabeth Pardim, reforçou que o programa visa promover saúde e bem-estar, com práticas e atividades diversas, com educadores de diferentes áreas como dança e teatro. “O De Bem com a Vida é um presente, a gente promove saúde, traz as pessoas para se movimentar, não apenas nas UBSs, mas em diversos locais do território onde essas pessoas moram. Todas as UBSs contam com o programa e qualquer pessoa que se interessar pode participar”, concluiu.

