PROJETO DE BEM COM A VIDA PROMOVE SAÚDE E BEM-ESTAR NAS UBSS DE SÃO BERNARDO , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
PROJETO DE BEM COM A VIDA PROMOVE SAÚDE E BEM-ESTAR NAS UBSS DE SÃO BERNARDO , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Participantes realizam práticas corporais e atividades de lazer, como alongamento, yoga, danças e musicoterapia, entre outras

Com 12 anos de existência, o projeto De Bem com a Vida, realizado nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, tem mudado a rotina de Geraldo Leonardo de Melo, de 75 anos, que frequenta o programa desde seu início. Com acompanhamento de educadores sociais, ele e outros participantes têm, por meio da iniciativa, a oportunidade de manter a saúde do corpo e da mente e, de quebra, ampliar o círculo de convívio. Entre as atividades ofertadas estão alongamento, caminhada, yoga, danças, musicoterapia, relaxamento, entre outras.

Mesmo se mantendo ativo – ele é integrante também do programa Campeões da Vida, na qual pratica natação – no ano passado se viu diagnosticado com depressão. “Em questão de dias, formou-se uma rede de apoio, principalmente aqui no grupo, me fazendo manter as atividades, vir aos médicos, seguir com o remédio, tornando esse momento apenas uma curta fase. O convívio vai para além desse projeto”, destaca.

A experiência de solidariedade e bem-estar proporcionada pelo projeto também foi vivida por dona Angela Maria de Freitas, de 66 anos, que depois de ter sua vida mudada pelo De Bem com a Vida, incentivou outras mulheres a ingressarem. “Foi como divisor de águas na minha vida, temos acesso às atividades físicas, cognitivas, passeios, sempre em um ambiente muito acolhedor”, define.

Gratuito e com faixa etária livre, o De Bem com a Vida oferece duas atividades por semana, que ocorrem nas instalações de cada UBS ou, eventualmente, em espaços próximos, com objetivo de ampliar a interação dos integrantes com o entorno e a comunidade. Para participar, é simples: basta se dirigir até a UBS de referência e consultar a programação para ingressar em um dos grupos.

EVOLUÇÃO – Desde sua criação, o projeto recebeu grande público interessado em cuidar da saúde de um jeito mais leve. No primeiro ano, a ação somou cerca de 1.000 participantes. Atualmente, são mais de 2.000 integrantes, distribuídos pelas UBSs.

“Temos a premissa de promover a prevenção de doenças. O De Bem com a Vida realiza exatamente isso. A Sala da Comunidade ou outros ambientes próximos à UBS recebem semanalmente esse público, cada vez maior, de pacientes ou não da unidade, que pela frequência incorporam hábitos mais saudáveis, passam a apresentar indicadores melhores de saúde de modo geral, compartilham experiências entre si. É um projeto pioneiro e gratuito de São Bernardo, com resultados positivos”, ressalta o secretário de Saúde da cidade, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

A relação completa dos endereços das UBSs pode ser consultada acessando o link: https://saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss. Os horários das atividades dos grupos do De Bem com a Vida podem ser consultados nas próprias unidades.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content