3º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, começa nesta quarta-feira, 26 de novembro, e vai até domingo (30), na cidade do Grande ABC Paulista, com a exibição de longas e curtas nacionais. A projeção acontece nos Estúdios e Pavilhões da cidade (Av. Lucas Nogueira Garcês, 856), historicamente conhecidos por sediar os estúdios da Vera Cruz. Realização da Cia. Cinematográfica Terra Bernardo, com apoio cultural da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o festival traz uma filmografia diversa e inclusiva, contando com títulos inéditos e filmes amplamente premiados nos principais festivais de cinema do Brasil e do mundo, além de filmes regionais e de jovens cineastas.

A lista completa de filmes está disponível no site oficial.

A mostra recebeu este ano, o número recorde de 1.752 inscrições de curtas e longas-metragens de todas as regiões do país, superando as edições anteriores e reafirmando seu prestígio nacional. A curadoria escolheu 21 longas – onze de ficção, seis documentários e quatro animações. Já os 69 curtas estão divididos entre onze categorias de premiação. Os filmes participam das mostras competitivas “Terra do Cinema” (72 filmes) e “Terra Bernardo” (18 filmes). A primeira inclui ainda um espaço dedicado a produções do Grande ABC, enquanto a última é exclusivamente dedicada a jovens realizadores com curtas de até sete minutos.

O evento sob a curadoria e direção do artista natural da cidade, Rudy Serrati, volta a reunir grandes nomes do cinema nacional e resgata a tradição de São Bernardo como berço da indústria cinematográfica brasileira. A terceira edição do festival reforça o seu compromisso com a difusão e valorização do cinema brasileiro ao ser realizada pela segunda vez neste simbólico e histórico complexo da lendária Cia. Cinematográfica Vera Cruz, reconhecida como a “Hollywood Brasileira” dos anos dourados de 1950. 

O festival tradicionalmente é realizado no mês de novembro e integra o calendário nacional de apoio ao mês da consciência negra. Entre suas contribuições, o festival faz reverência e homenagem permanente à uma das pioneiras e mais importantes atrizes brasileiras, que fez parte do elenco fixo da Cia. Vera Cruz: Dona Ruth de Souza. O festival celebra o seu legado com o troféu Pérola Negra Ruth de Souza, peça que é concedida aos homenageados à cada edição, como os artistas centenários já homenageados: Léa Garcia, Eliane Lage, Elizabeth Hartmann, Wilma Pereira Rodriguês e Tony Tornado.

O festival conta ainda com depoimentos em sua rede social (IG – @festivaldecinemadesaobernardo) de grandes artistas que apoiam a iniciativa e que enfatizam a importância da manutenção deste festival para a cidade, bem como da urgência na preservação e difusão desta memória cultural brasileira. Entre os artistas apoiadores estão: Elizabeth Savala, Nívea Maria, Ayomi Domênica, Samuel de Assis, Edmilson Filho, Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Rainer Cadete, Luís Miranda, Barbara Bruno, Miguel Rômulo, entre outros, além de grandes nomes do cinema nacional que já passaram pelo festival, como Matheus Nachtergaele, que se tornou um padrinho e embaixador do festival ao ser homenageado na 2ª edição com o inédito Troféu AMÁCIO MAZZAROPI.

Uma sala de cinema temporária está em construção para receber a atração. Desde a sua proteção pelo COMPAHC-SBC em 1987, os estúdios ganharam um novo significado para a cultura da região do Grande ABC através da celebração do Festival de Cinema de São Bernardo do Campo neste espaço que ainda resiste ao tempo.

O festival tem ingressos gratuitos mediante doação facultativa de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo. A programação completa com os dias e horários das exibições dos filmes, bem como garantir seus ingressos gratuitos serão divulgados em breve.

Filmes Selecionados

Mostra Competitiva “Terra do Cinema”

Longa-metragem de Ficção Brasileiro:

“CIC – Central de Inteligência Cearense” (CE/2025), de Halder Gomes

“Consequências Paralelas” (SP/2025), de Gabriel França e CD Vallada

“Enquanto o Céu Não Espera” (AM /2024), de Christiane Garcia

“Gravidade” (CE/2025), de Leo Tabosa 

“Kasa Branca” (RJ/2025), de Luciano Vidigal

“O Último Azul” (AM/2025), de Gabriel Mascaro

“Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso” (SP/2024), de Cadu Rosenfeld

“Pacto da Viola” (MG/2024), de Guilherme Bacalhao

“Papagaios” (RJ/2025), de Douglas Soares

“Resta Um” (RJ/2025), de Fernando Ceylão

“Senhoritas” (PE/2024), de Mykaela Plotkin

Longa-metragem de Documentário Brasileiro:

“Aqui Não Entra Luz” (BA/MA/MG/RJ/SP-2025), de Karol Maia 

“Mambembe” (PE/2024), de Fabio Meira

“Não Sei Viver Sem Palavras” (SP/2025), de André Brandão 

“Os Ruminantes” (SP/2025), de Marcelo Mello e Tarsila Araújo

“Punks do ABC” (SP/2025), de Jairo dos Santos Costa

“Uma em Mil” (RS/2024), de Jonatas Rubert e Tiago Rubert

Longa-metragem de Animação Brasileiro:

“Abah e sua Banda” (RJ/2024), de Humberto Avelar

“Juvenal e o Dragão” (PB/2023), de Natali Costa Moura Braga 

“Nimuendajú” (MG/2025), de Tania Anaya 

“Revoada – Versão Steampunk” (BA/2025), de Ducca Rios

A lista de curtas está disponível no site oficial.

Veja como foi o sucesso da segunda edição:

2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo
https://youtu.be/txS9wSKRcHk?si=Gmpe8SBMxZh03OuG

Veja como foi a primeira edição histórica:

1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo
https://youtu.be/xYhwIFWN8Nc 

SERVIÇO

3º FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Quando: 26 à 30 de Novembro de 2025

“A Terra do Cinema Brasileiro: onde o passado e o presente se conectam.”

Local: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Av. Lucas Nogueira Garcês, 856 – Jardim do Mar – S.B. do Campo/SP)

Ingresso: Gratuito mediante doação facultativa de 2kg de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo

Idealização, Produção e Realização: Cia. Cinematográfica Terra Bernardo

Apoio Cultural: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Instagram: @festivaldecinemadesaobernardo

Website: terrabernardo.com.br/festival

Youtube: @festivaldecinemadesaobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.