Evento na Praça da Matriz, região central da cidade, vai reunir neste sábado (29/11) atividades gratuitas à população, como vacinas, exames de mamografia, cultura e música

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (29/11), o ‘Dia D’ de Combate à Dengue. A atividade, que vai ocupar a Praça da Matriz, no Centro, com tendas para ações de conscientização, vacinação, realização de exames de mamografia e apresentações artísticas, fecha o mês em que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) reforçou os mutirões de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Das 9h às 14h, a população terá acesso a tendas com ações de informação e orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras arboviroses; informações e dicas de prevenção sobre doenças e sobre uso racional de medicamentos, vacinação contra a gripe, Covid e HPV, feira de adoção de cães e gatos, venda de artesanatos feitos pelas pessoas que fazem parte do Nutrarte, Carreta da Mamografia com a realização de 80 exames (com distribuição de senhas), entre outras atividades. Em horários alternados, se apresentarão as Orquestras ABAS, CeMAM (Centro Municipal Avançado de Música), Banda Corporação São José Baeta Neves e a banda Estasom Baeta.

São Bernardo tem realizado um trabalho de referência no combate à dengue. A cidade registrou queda de 84% no número de casos, na comparação de janeiro até 2 de agosto de 2025 com o mesmo período do ano passado. Foram 2.109 casos e três óbitos este ano e 12.960 casos confirmados e 17 mortes em 2024. O município também tem o melhor indicador do Grande ABC com relação ao número de domicílios visitados pelas equipes de combate de endemias, segundo dados do Sisaweb (Sistema de Vigilância e Controle do Aedes, https://vigent.saude.sp.gov.br/sisaweb/), do Governo do Estado de São Paulo.

APROXIMAÇÃO E DIÁLOGO – “O Dia D é um importante momento de contato e diálogo com a população, replicando o que os Agentes de Combate às Endemias realizam o ano todo, visitando os imóveis, orientando os moradores a evitar e eliminar recipientes e locais que possam acumular água em suas residências, seus comércios, que possam servir de criadouro do mosquito”, destacou o coordenador das equipes de combate às endemias no CCZ, Ronaldo Novaes de Souza.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembra que as atividades realizadas pela secretaria nos territórios da cidade, para além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Policlínicas e hospitais aproximam a população do poder público. “Desde o primeiro dia de gestão do nosso prefeito Marcelo Lima as nossas equipes têm atuado com dedicação para cuidar e tratar a população, mas também na construção desse relacionamento, que é fundamental na promoção da saúde”, afirmou.

VACINA – Todas as UBSs de São Bernardo oferecem a vacina contra a dengue, disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema completo da vacina é feito em duas doses.

Serviço:

‘Dia D’ de combate à dengue

29 de novembro, sábado

Das 9h às 14h

Praça da Matriz

Apresentações musicais:

9h – Orquestra ABAS 

10h – Orquestra CeMAM 

11h30 – Banda Corporação São José Baeta Neves

12h30 – Estasom Baeta

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.