SÃO BERNARDO PROMOVE DIA D DE COMBATE À DENGUE NESTE SÁBADO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SÃO BERNARDO PROMOVE DIA D DE COMBATE À DENGUE NESTE SÁBADO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Evento, realizado na Praça da Matriz, das 8h às 14h, concentrará atividades diversas, entre teatro, apresentação de fanfarras, mostra de animais sinantrópicos e orientações sobre o Aedes aegypti

A Prefeitura de São Bernardo promove, por meio da Secretaria da Saúde, Dia D de combate à Dengue neste sábado (19/11). O evento gratuito e que reúne a participação de secretarias, departamentos, escolas municipais, estaduais e grupo de escoteiros, será realizado na Praça da Igreja Matriz, no Centro, das 8h às 14h. Além de orientações sobre o Aedes aegypti, está prevista extensa programação, com atividades culturais e de lazer.

“A Prefeitura realiza ações de combate e prevenção às arboviroses de forma permanente, intensificando as ações no mês de novembro. Cada um de nós pode contribuir com o trabalho do CCZ, junto à Secretaria da Saúde, de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika. Basta que reforcemos as práticas para evitar a presença do mosquito”, observa o prefeito Orlando Morando.

O Dia D de combate à Dengue está no ponto alto do cronograma de novembro do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que tem promovido mutirão de combate às arboviroses, especialmente em regiões de São Bernardo mais propícias ao surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti ou de casos de dengue.

“Essa mobilização, além de já estar incorporada ao calendário da Saúde do município, é preconizado pelo Ministério da Saúde como uma das ferramentas de controle e combate às arboviroses, doenças sérias e que demandam atenção de modo contínuo, tanto para evitar o aumento do número de casos quanto a presença de criadouros. A prevenção é o melhor remédio e isso não é um clichê”, realça o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – A abertura oficial do evento está programada para as 8h. Na sequência, às 8h30, haverá exposição temática sobre a dengue feita pelos alunos da rede estadual de São Bernardo. Às 10h será a vez do espetáculo “Os Misturixos”, que mostra como o Núcleo de Vigilância em Saúde contribui ao combate da dengue.

No período entre 10h30 e 11h30, está prevista atividade laboral com o grupo De Bem com a Vida, do departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde. Já entre 11h e 12h30 haverá apresentação de fanfarra do grupo de alunos da rede estadual do município. Por fim, às 13h, o encerramento será feito com concerto da banda sinfônica do Centro Livre de Música (CLM) da Secretaria de Cultura e Juventude.

EXPOSIÇÕES – Durante o evento, o público poderá conferir as mostras especialmente organizadas para o Dia D, entre elas a já tradicional “EnTenda Bichos”, tenda que concentra os sinantrópicos (animais silvestres que se adaptaram ao convívio com os humanos), mas que podem trazer riscos à saúde humana. Nesta edição, haverá ainda espaço de orientações à saúde do homem, com profissionais da Saúde do município realçando a prevenção às doenças, diante do Novembro Azul. Completa a agenda do Dia D a presença do Grupo de Escoteiros Guaianases, que apresentará suas principais atividades, orientações sobre esse universo e a contribuição desses grupos também à prevenção das Arboviroses.

SERVIÇO – Em caso de denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti ou dúvidas sobre arboviroses, a população pode ligar para o número 0800-19 55 65. Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais da Prefeitura de São Bernardo: www.saobernardo.sp.gov.brwww.facebook.com/prefsbcwww.instagram.com/pref_sbc.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content