Todo o volume é destinado à Cooperativa Reluz, de São Bernardo do Campo

O Programa de Coleta Seletiva realizado pela Next Mobilidade no Corredor ABD, sob gestão da empresa, encerrou 2025 com um resultado expressivo: 44,4 toneladas de materiais recicláveis coletados ao longo do ano. Todo o volume foi encaminhado à Cooperativa Reluz, de São Bernardo do Campo, responsável pela triagem e reaproveitamento dos resíduos.

O número representa um crescimento significativo em relação a 2024, com 12 toneladas a mais de materiais arrecadados. Os resíduos são coletados, armazenados, pesados e enviados semanalmente à cooperativa, que atualmente conta com 37 cooperados.

A coleta seletiva é realizada três vezes ao dia, uma em cada turno, pela equipe de limpeza da Next Mobilidade, em sete terminais do Corredor ABC — São Mateus, Jabaquara, Santo André Oeste, Santo André Leste, Ferrazópolis, Piraporinha e Diadema — além da garagem da empresa, localizada no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo.

Após a coleta, os materiais passam por uma triagem interna que permite a pesagem por tipo de resíduo. Entre papel, plástico, vidro e alumínio, o papel foi o material mais descartado em 2025, com média mensal de 1,8 tonelada.

Segundo o presidente da Cooperativa Reluz, Claudemir Sebastião da Silva, os 37 cooperados atuam diariamente na triagem dos materiais recebidos nas esteiras. Além dos resíduos provenientes do Corredor ABD, a cooperativa também recebe materiais coletados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

“Hoje são 37 pessoas e em breve serão 40, cujas famílias dependem 100% da coleta seletiva”, destaca Silva. A Reluz recebe mensalmente entre 300 e 350 toneladas de recicláveis, sendo que a destinação feita pela Next Mobilidade já representa mais de 10% desse total.

Silva também ressalta a qualidade do material enviado pela empresa. “O material chega limpo, já pré-triado e ensacado, o que ajuda muito o trabalho da cooperativa. Recebemos muita lata e PET”, explica. Atualmente, cada cooperado recebe o equivalente a um salário mínimo.

A Cooperativa Reluz atua desde 2001, enquanto o Programa de Coleta Seletiva da Next Mobilidade teve início em 2009, ainda na época em que a empresa operava como Metra.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.