TAKA YAMAUCHI RECEBE SELO PREFEITO INOVADOR 2026

O chefe do Executivo de Diadema, Taka Yamauchi, recebeu o prêmio de Prefeito Inovador 2026. A cerimônia de premiação aconteceu dia 5/2, na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires. O certificado, concedido pelo Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, reconhece os gestores que usam a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão dos serviços públicos e a vida dos cidadãos. Na oportunidade, o secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Gabriel, representou o prefeito no evento, junto com a vice-prefeita, Andreia Fontes.
Direcionado sobretudo para pequenos e médios municípios, o Fórum é um evento regional que visa promover a troca de informações sobre o uso de tecnologia no aprimoramento da gestão pública, além do acesso a soluções inovadoras para a promoção do desenvolvimento socioeconômico das cidades.
A premiação se deu pela implementação em Diadema do aplicativo ANA, uma ferramenta de segurança que funciona como um “botão do pânico” digital para mulheres com medidas protetivas, conectando-as diretamente à Guarda Civil Municipal (GCM). Com dois toques, ele envia a localização em tempo real para a GCM, garantindo resposta rápida e facilitando a prisão do agressor em caso de descumprimento. O público-alvo da tecnologia utilizada pela Prefeitura são mulheres de Diadema em situação de medida protetiva.
“Internalizamos essa tecnologia inovadora na cidade, ajudamos a aperfeiçoar, e hoje ela é uma realidade que auxilia na proteção das mulheres. Esse prêmio é extremamente significativo para nossa gestão. Recebemos a cidade cheia de problemas e com enormes desafios. O avanço que tivemos o ano passado foi significativo, resolvendo problemas, modernizando as políticas públicas e trazendo tecnologias que têm impacto real na qualidade de vida de nossos moradores”, explica Bruno.
“Quando nossas políticas públicas são elogiadas e premiadas, isso mostra que a gestão do prefeito Taka Yamauchi está no caminho certo. Esse prêmio nos traz mais ânimo para fazer coisas ainda maiores e melhores”, completa o secretário.
