No último ano, o Ecoenel recolheu cerca de 2 mil toneladas de resíduos recicláveis, volume que evitou a emissão de aproximadamente 2,4 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
 
Clientes atendidos pela Enel São Paulo receberam cerca de R$ 650 mil em bônus na fatura de energia elétrica ao longo de 2025 por meio do programa de reciclagem Ecoenel. A iniciativa, que permite a troca de resíduos recicláveis por créditos aplicados diretamente na conta de luz, contou com a participação de moradores dos 24 municípios da região metropolitana. 

De acordo com a distribuidora, aproximadamente duas mil toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas no período. O reaproveitamento desses resíduos reduziu a necessidade de extração de novas matérias-primas e de processos industriais que demandam energia, evitando a emissão de cerca de 2,4 mil toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera e gerando uma economia estimada de quase 8,7 mil megawatts-hora (MWh) de energia, volume equivalente ao consumo anual de 2.900 residências. 

É possível consultar os endereços dos ecopontos em operação no site da Enel. Em 2025, o Ecoenel operou com 26 pontos de coleta em São Paulo, sendo nove fixos, nove itinerantes e oito destinados a grandes geradores. 

Como participar do Ecoenel

Para participar do programa, os interessados devem apresentar a conta de energia em um dos pontos de coleta e realizar o cadastro. Após o registro, os resíduos previamente separados são pesados e convertidos em bônus. São aceitos materiais como papel, plástico, metal, vidro, embalagens longa vida, óleo vegetal usado e resíduos eletrônicos. 

O valor do crédito é calculado com base no peso, na unidade ou no volume dos materiais e é creditado automaticamente na conta de energia. Caso o bônus seja maior que o valor da conta, o saldo restante é transferido para as faturas seguintes. 

O cliente também pode optar por destinar o bônus a instituições sociais cadastradas no programa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.