Registros enviados por seguidores mostram sagüis em diferentes pontos de São Bernardo do Campo nos últimos dias. As imagens indicam a presença frequente dos animais em áreas urbanas da cidade.

REGISTROS EM SÃO BERNARDO

No bairro Planalto, sagüis foram filmados andando pela fiação elétrica nesta sexta-feira (17).

Na região central, próximo ao Estádio Primeiro de Maio, três animais foram vistos circulando entre árvores e fios neste sábado (2).

Outro registro, do dia 2 de abril, mostra um sagui na Alameda Glória, na região central.

ORIENTAÇÃO

A recomendação é não se aproximar nem alimentar os animais. O contato pode causar estresse e aumentar o risco de transmissão de doenças, além de contribuir para que eles se acostumem à presença humana.

DADOS DA CAPITAL

Dados divulgados em 15 de abril pela Prefeitura de São Paulo apontam que, em média, um sagui é resgatado por dia na capital. Entre janeiro e março deste ano, quase 90 animais foram recolhidos, cerca de 30 por mês.

Em 2022, foram 180 resgates fora de áreas de proteção. No ano passado, o número chegou a 325, um aumento de cerca de 80% em quatro anos, segundo levantamento da Redação do g1 SP e TV Globo.

Especialistas apontam que o avanço urbano e a maior circulação em áreas ocupadas ajudam a explicar esse cenário. Os sagüis utilizam a fiação, entram em condomínios e aparecem em áreas públicas.

A maior parte dos animais encontrados é formada por sagüis mestiços, e a presença de espécies fora de sua área original também está associada ao tráfico de animais silvestres.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.