FAIXA AZUL GANHA AVENIDAS RECAPEADAS DE DIADEMA
Projeto contempla avenidas Corredor ABD, Fábio Eduardo Ramos Esquível e Presidente Kennedy nos dois sentidos; sinalização está sendo feita por etapas seguindo novo asfaltamento
Os motoristas que trafegam pelas avenidas mais movimentadas da região central de Diadema, como Corredor ABD, Fábio Eduardo Ramos Esquível e Presidente Kennedy estão se adaptando às mudanças nessas vias, já que a Prefeitura começou a implantação da faixa azul nesses três acessos. Ao todo, serão mais de 13 km específicos para motociclistas.
Para isso, a gestão está sinalizando por etapas, de acordo com o novo asfaltamento – pois as vias também estão sendo recapeadas – e em períodos de menor ou pouco fluxo de veículos. A faixa é instalada geralmente ao lado da faixa à esquerda.
O secretário municipal de Mobilidade e Transporte, José Carlos Gonçalves, explica que a delimitação de uma área preferencial para circulação de motociclistas pode trazer maior previsibilidade ao tráfego. “Esse local específico também diminui as mudanças bruscas de direção pelos motociclistas entre carros e outros veículos”, afirma.
Embora a sensação de segurança trazida pela faixa azul possa induzir alguns motociclistas a aumentar a velocidade, o cuidado com a direção e as regras de trânsito devem ser mantidos. “Cada cidade tem sua peculiaridade e percebemos, desde os primeiros dias de implantação, que tanto motoristas como motociclistas têm respeitado a nova sinalização”, ressalta o diretor do Departamento de Trânsito, José Eduardo Rosário dos Santos.
Entre os requisitos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para implementação, a prefeitura deverá informar quantidade de sinistros referentes a cinco anos anteriores ao projeto e o período experimental da faixa azul, a velocidade de cada faixa, bem como realizar avaliações e pesquisa de opinião.

