Originalmente inaugurada em 1867, a estação foi criada como uma das paradas da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro paulista, que ligava Santos a Jundiaí. Na época, recebeu o nome de Estação São Bernardo, pois a região ainda não possuía ocupação urbana significativa e estava ligada ao então distrito que mais tarde daria origem ao município vizinho.

A estação teve papel fundamental no processo de ocupação da região, atraindo moradores e comerciantes e impulsionando o desenvolvimento local, que mais tarde resultaria na formação da cidade de Santo André.

O nome Estação Santo André passou a ser adotado após 20 de agosto de 1934. À época, o edifício com plataformas semelhantes às existentes em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires já fazia parte da paisagem urbana.

A estrutura permaneceu a mesma até o final da década de 1970, quando foi entregue o prédio atual, utilizado diariamente por milhares de passageiros.
A inclusão do nome Celso Daniel, passando a se chamar Estação Prefeito Celso Daniel–Santo André, ocorreu em 2002, como forma de homenagem ao ex-prefeito, que morreu de forma trágica.

Atualmente, a estação é atendida pela Linha 10–Turquesa da CPTM e pelo Expresso da Linha 10, serviço que permite deslocamento mais rápido até a estação Tamanduateí.

Há previsão de uma ampla reforma nos próximos anos, em razão da concessão da linha e da necessidade de obras de acessibilidade e melhorias para evitar alagamentos, comuns em períodos de chuvas intensas.

Hoje, a estação é o principal ponto de ligação ferroviária entre Santo André e a capital paulista.

@rodronefilmes

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.