AÇÃO CONJUNTA EM SÃO BERNARDO DESVENDA GOLPE DA BIOMETRIA FACIAL E CHEGA AO FANTÁSTICO

AÇÃO CONJUNTA EM SÃO BERNARDO DESVENDA GOLPE DA BIOMETRIA FACIAL E CHEGA AO FANTÁSTICO

Um trabalho conjunto entre moradores, CONSEG SBC 2, Polícia Civil e a imprensa local resultou na prisão de duas mulheres que se passavam por agentes de saúde do SUS para aplicar golpes com uso de biometria facial. O caso, que teve início em São Bernardo do Campo, ganhou destaque nacional após ser exibido no Fantástico, da TV Globo.

As criminosas alegavam que a visita domiciliar seria para tratar de uma cirurgia pelo SUS. Com essa desculpa, pediam para tirar uma foto da vítima, mas usavam a imagem para desbloquear empréstimos consignados e realizar fraudes bancárias. Três vítimas reconheceram as golpistas, identificadas como Joyce Melo dos Santos e Denise Silveira Pinheiro.

Joyce foi presa em uma ação conjunta entre policiais civis do Rio Grande do Sul e de São Bernardo, no Sul, ela já era investigada por estelionato e associação criminosa. Ela está detida no CDP de Franco da Rocha, e a Polícia de São Bernardo já solicitou sua transferência para ser reconhecida por outras vítimas. Denise chegou a ficar presa por 10 dias, mas foi solta por decisão judicial. A polícia continua monitorando sua conduta.

Na casa de Denise, foi encontrado um avental branco típico de agentes de saúde. A Prefeitura de São Bernardo reforçou que profissionais da saúde não tiram fotos nem coletam dados biométricos nas visitas. A Febraban informou que cada banco analisa individualmente os pedidos de devolução dos valores.

“O rosto virou a nova senha. É a porta de entrada para contas bancárias e assinaturas digitais”, destacou o especialista em cibersegurança Álvaro Massad Martins ao Fantástico.

O delegado Américo dos Santos Neto, do 5º DP, ressaltou:

“Esse caso só foi resolvido graças à colaboração de toda a vizinhança solidária, CONSEG, moradores e mídia. Essa união é fundamental. Foi isso que nos permitiu identificar, localizar e prender as autoras.”

A Polícia Civil investiga a participação de outros envolvidos no esquema.

#segurançadigital#vizinhançasolidária#saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.