AÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE NOS PRÉDIOS PÚBLICOS MOBILIZA TODAS AS SECRETARIAS DE SÃO BERNARDO

Compromisso assumido em evento com o prefeito Marcelo Lima estabelece diretrizes voltadas à economia de água, de energia, de insumos e valorização da reciclagem
Os servidores da administração direta e indireta da Prefeitura de São Bernardo, assim como funcionários de empresas que prestam serviços em prédios públicos e das cooperativas de reciclagem, passam a formar um ‘exército’ na luta pela preservação ambiental e sustentabilidade. A iniciativa foi formalizada na tarde desta quarta-feira (7/08), em ato no salão nobre do Paço Municipal, tendo à frente o prefeito Marcelo Lima, no qual os secretários firmaram o pacto intersecretarial pela Agenda da Sustentabilidade.
O tema, inclusive, foi tratado no Decreto Municipal 18.624, de 5 de setembro de 2013, mas não houve implementação efetiva da proposta no âmbito dos próprios municipais desde então. Agora, em face à gravidade da crise climática que assola o mundo, com chuvas torrenciais, frio extremo, calor intenso, seca e fogo, há necessidade de ações efetivas, e a avaliação é de que o poder público pode e deve dar o exemplo com medidas que envolvam todos que atuam nos próprios municipais.
“Esse assunto (sustentabilidade) é muito importante para todos nós, para nossos filhos e netos. Então, é o futuro que nós estamos discutindo aqui. E nós precisamos dar exemplo, pelo serviço público, do futuro que queremos para São Bernardo. Inclusive, tornando nosso município um exemplo para o Brasil. Imaginem, se nós saímos daqui com o pacto muito bem feito, vamos cuidar do meio ambiente, gerar mais material para nossas cooperativas de reciclagem, que vão precisar de mais gente, e retiramos catadores das ruas. E através do salário dos trabalhadores das cooperativas, vamos gerar emprego nas padarias, nos mercados etc”, disse o prefeito Marcelo Lima, durante o evento.
A assinatura do pacto simboliza o compromisso com o futuro de São Bernardo, com a integridade ambiental, a eficiência administrativa e o bem-estar das próximas gerações. A iniciativa significa, sobretudo, um passo estratégico da administração em direção a uma gestão pública mais sustentável e integrada, que se soma a outras ações já estabelecidas pelo prefeito Marcelo Lima para sustentabilidade na cidade, como destinação de tarrafas aprendidas pelas GCM Ambiental para reciclagem, Recicla Day, Educação Ambiental nos Bairros, Centro de Emergências Climáticas, entre outras.
MARCO – O pacto é considerado um marco dentro da estratégia SBC Sustentável, lançada em junho como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, e se propõe a fortalecer uma cultura de sustentabilidade e corresponsabilidade entre todas as áreas da administração. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo, a ação estabelece diretrizes práticas e transversais voltadas à economia de água, eficiência energética e valorização da reciclagem, com inclusão socioprodutiva de cooperativas locais.
“A ação está alinhada à estratégia SBC Sustentável, articulada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU. Mais que um compromisso simbólico, este pacto consolida o papel do poder público como agente de transformação. Promover sustentabilidade é também promover eficiência, justiça social e compromisso com as futuras gerações”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.
COMPROMISSO – A assinatura em conjunto dos representantes de todas as secretarias municipais fortalece a corresponsabilidade institucional e promove uma cultura de sustentabilidade no ‘coração’ da gestão pública. O documento no qual assumem o compromisso pela redução do consumo de recursos naturais e promoção da sustentabilidade no serviço público sustenta:
“Reconhecendo a urgência da crise climática, a necessidade de uso racional dos recursos naturais, o compromisso com a boa gestão dos recursos públicos e a responsabilidade do poder público em liderar pelo exemplo, nós, secretários(as) municipais da Prefeitura de São Bernardo, sob a liderança do Exmo. prefeito, firmamos o presente Pacto Intersecretarial pela Agenda da Sustentabilidade.”