AÇÃO TENTA DERRUBAR “CANDIDATO DE LULA” NO BERÇO POLÍTICO DO PT
A corrida para a Câmara dos Deputados esquentou no ABC Paulista. O procurador eleitoral regional substituto José Ricardo Meirelles deu parecer favorável para vetar o registro de candidatura de Moisés Selerges (PT) a deputado federal por São Paulo. Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Moisés é apontado na região como o principal afilhado político do presidente Lula.
A contestação foi apresentada pelo adversário Paulo Proieti (Novo), também candidato a deputado federal. Ele acusa Moisés de ter violado a lei eleitoral por ter continuado na presidência do sindicato até 19 de julho.
Pelas regras alegadas na ação, dirigentes sindicais deveriam se afastar do comando das entidades até 4 de abril — seis meses antes das eleições —, mesmo prazo cobrado de secretários municipais e ocupantes de cargos públicos.
No parecer emitido na noite de sábado (22/8), o procurador concordou com a acusação:
“Resta evidente que o candidato não atendeu ao prazo de desincompatibilização em questão (…) esta Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pelo acolhimento da notícia de inelegibilidade e pelo indeferimento do pedido de registro.”
Moisés tem 41 anos de chão de fábrica e ganhou projeção ao comandar o mesmo sindicato que projetou Lula para a vida pública. Ele é a principal aposta da “Bancada dos Trabalhadores”, grupo criado para eleger nomes ligados aos sindicatos para o Congresso.
O próprio presidente Lula já declarou apoio público ao aliado, destacando a importância de ter uma bancada forte em Brasília para defender pautas da categoria, como o fim da escala 6×1.
Em nota, o escritório Kawamura Advogados & Associados, que defende a campanha de Moisés, garantiu que a candidatura está 100% legal e rebateu os pontos da acusação:
Perdeu o prazo: A defesa afirma que o pedido do Ministério Público Eleitoral foi feito fora do tempo e que a própria Justiça Eleitoral já certificou o atraso.


