AGENTES COMUNITÁRIOS DE SÃO BERNARDO PASSAM POR QUALIFICAÇÃO PARA AMPLIAR ATENDIMENTOS

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SÃO BERNARDO PASSAM POR QUALIFICAÇÃO PARA AMPLIAR ATENDIMENTOS

Formatura foi inserida no calendário de festejos dos 470 anos da cidade; prefeito Orlando Morando entregou os certificados aos profissionais

Em mais um evento em comemoração aos 470 anos de São Bernardo, foram entregues nesta terça-feira (22/8) os certificados de conclusão do curso técnico do Programa Saúde com Agente aos 327 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Combate às Endemias (ACE) integrantes da rede municipal. A cerimônia, realizada no teatro Elis Regina, contou com a participação do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e da diretora do departamento de Atenção Básica, Dra. Sandra Passos.

A partir de agora, os agentes estão aptos a aferir a pressão arterial, a oxigenação do sangue e a glicemia capilar. Estes indicadores são importantes para mapeamento da saúde municipal. De acordo com o chefe do Executivo, os números são importantes, mas o serviço dos agentes comunitários vai muito além disso. “Esses servidores vivem o dia a dia das famílias. Além do conhecimento técnico, levam amor, cuidado e atenção, ofertam a escuta qualificada, o olho no olho. Esse carinho faz toda a diferença”, destacou Morando.

O curso, com duração de 10 meses, foi gratuito e com participação voluntária dos servidores, ministrado por meio de plataforma de Ensino à Distância (EAD) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems), e viabilizado pelo Ministério da Saúde.

Dr. Geraldo Reple enfatizou a importância do papel do ACSs na rede de saúde como o principal elo de ligação entre as famílias e os serviços. “O Agente Comunitário visita semanalmente as famílias cadastradas no seu perímetro de atuação, é responsável pela avaliação das carteiras de vacinação e busca ativa de todas as pessoas com doses em atraso no calendário vacinal, entre outras atribuições, que fazem parte do ciclo de prevenção de doenças na rede municipal”, reforçou.

MULTISAÚDE DEMARCHI – Anexa também aos festejos de aniversário de São Bernardo, a 6ª edição do ano do evento Multisaúde ocorre nesta quarta-feira (23/8) no Ginásio Poliesportivo Rolando Marques, localizado na Rua Pastor Tito Rodrigues Linhares, 3, Parque Terra Nova II. Com atividades voltadas à educação de vigilância em saúde, visando a prevenção e a promoção do bem-estar em comunidade, a ação é gratuita para toda a população e ocorre das 10h às 15h.

O evento é articulado pelo Núcleo em Vigilância em Saúde (NEVS), por meio de ações conjuntas dos departamentos de Proteção à Saúde e Vigilâncias, Atenção Básica e Especializada, secretarias de Esportes, Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Dentre os serviços ofertados estão a Carreta da Mamografia, vacinação, orientação nutricional, contra o tabagismo, teste rápidos de sífilis e HIV, entre outras atividades.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo