ALUNO DA EMEB LUIZ GUSHIKEN MORRE EM SÃO BERNARDO; CASO É INVESTIGADO COMO SUSPEITA DE MENINGITE

A Prefeitura de São Bernardo confirmou o falecimento de um aluno da Emeb Luiz Gushiken, localizada na Rua Volta Redonda, no Parque Hawaí, na manhã desta quinta-feira (28), no Hospital de Urgência. A criança, identificada pelas iniciais A.L.C., havia sido atendida um dia antes na UPA Alves Dias com febre alta, vômitos e sede intensa. Após exames, recebeu alta, mas retornou à noite com piora do quadro clínico, sendo transferida para o HU.
Segundo a administração municipal, o paciente foi internado em UTI sob suspeita de meningococcemia. Ele recebeu atendimento emergencial, mas não resistiu após quatro paradas cardíacas. A Prefeitura aguarda os resultados de exames que irão confirmar ou descartar meningite.
A Secretaria de Saúde ressaltou que não há surto da doença na cidade. Como medida preventiva, alunos, familiares e profissionais que tiveram contato próximo com a criança estão sendo orientados e medicados com antibióticos.
Além disso, a Prefeitura informou que toda a escola foi comunicada e que os responsáveis devem procurar a UBS de referência para verificar a situação vacinal dos estudantes.
Nota:
“A Prefeitura de São Bernardo, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, confirma que a criança A.L.C faleceu na manhã desta quinta-feira, quando estava internada no Hospital de Urgência. A Prefeitura lamenta profundamente.
A criança foi atendida na quarta-feira pela manhã, 27 de agosto, na UPA Alves Dias, com quadro de febre alta, vômitos e sede intensa. Passou por exames que não apontaram nenhuma anormalidade, recebeu alta, com orientação de retorno em 6 a 8 horas para acompanhamento dos resultados ou imediatamente em caso de piora. Retornou no mesmo dia, à noite, com piora do quadro clínico, foi submetido novamente a exames e transferido para o Hospital de Urgência.
No HU, foi atendido sob hipótese de meningococcemia e recebeu os atendimentos adequados ao seu quadro. O paciente foi internado em leito de UTI, mas após quatro paradas cardíacas, veio a óbito. São aguardados os resultados de exames que confirmem ou descartem um quadro de meningite.
Não há surto da doença e conforme ocorre nesses casos, toda a comunidade escolar está sendo informada sobre medidas profiláticas, como o uso de antibióticos pelas pessoas que tiveram contato mais próximo com a criança. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e pede que os responsáveis procurem a UBS de referência para conferir se todas as doses estão em dia. A administração segue à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.”