ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO VOLTAM ÀS AULAS COM KITS DE MATERIAL E UNIFORME ESCOLARES, ALÉM DE LIVROS DIDÁTICOS

Entrega em todas as unidades foi iniciada durante reunião com pais ou responsáveis ao longo desta quarta-feira; prefeito Marcelo Lima esteve em EMEBs para acompanhar ação
A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta quarta-feira (4/2), durante reunião com pais ou responsáveis, a entrega dos kits de material escolar, livros didáticos e uniformes a mais de 70 mil alunos que estavam matriculados na rede municipal até o fim de 2025. Isso significa que praticamente todos os estudantes que voltam às aulas nesta quinta-feira (5/2) nas 223 escolas da Prefeitura (inclui creches conveniadas) vão começar o ano letivo de 2026 com camisetas, calças, jaqueta, bermudas, meias, materiais e mochila novinhas.
O fato de poder voltar para casa com os kits de material e de uniforme levou dezenas de pais na manhã desta quarta-feira à EMEB Professora Carmen Tabet de Oliveira Marques, no bairro Tatetos, na região do pós-balsa, no Riacho Grande. A unidade conta atualmente com cerca de 250 alunos de 1º ao 5º anos matriculados, alguns dos quais estavam na escola, pegavam os kits das mãos dos pais e olhavam com alegria. Sentimento também demostrado por Carla Fernandes, mãe do aluno Arthur Cavalcanti de Paula Ferreira, de 8 anos.
“Ele veio da creche lá do Santa Cruz para cá, está aqui desde o primeiro e agora está no terceiro. Ele é esforçado, gosta de estudar e fala em ser astronauta. E aqui temos um ensino e atenção sensacionais. Então, sou muito grata por tudo. E agora, as crianças vão começar o ano com uniforme e materiais novinhos, e nem sempre foi assim. Às vezes tinha de iniciar as aulas com uniforme do ano anterior, e geralmente já estava curto e gasto, mas era o que tinha. Agora não, o que é muito importante, porque as crianças ficam mais felizes”, enfatizou Carla.
Juliana Saches Sellanes está como diretora concursada da EMEB há um ano, depois de atuar como professora da rede municipal de São Bernardo por 17 anos. Moradora da região do Assunção, ela avalia que iniciar o ano eletivo com os kits entregues significa também demonstração de respeito com a comunidade escolar. “Ver a alegria das crianças ao abrir a caixa completa de lápis de cor, a ansiedade em escrever no caderno suas primeiras letras e saber que temos esse material para todos os alunos logo no começo do ano é constatar que o direito deles está sendo garantido com excelência. Nos sentimos respeitados, pois é realmente assim que a escola deve estar. Ter tudo em mãos no primeiro dia é garantir atividade, estudo e, principalmente, aprendizado desde o primeiro dia”, pontuou.
SURPRESA – Mas os cerca de 60 profissionais que atuam na escola, alunos, pais e responsáveis foram pegos de surpresa com uma notícia ainda mais surpreendente do que receber os materiais e uniformes na véspera do início das aulas, e revelada pelo prefeito Marcelo Lima. Ele foi à unidade no começo da manhã para acompanhar a entrega e dar boas-vindas a todos, mas revelou que os alunos de segundo ano da EMEB Professora Carmen Tabet de Oliveira Marques obtiveram o melhor resultado entre todas as unidades da rede municipal na avaliação de dezembro, praticamente zerando o analfabetismo nestas séries.
“Estou muito orgulhoso de estar aqui para acompanhar a entrega dos materiais escolares e uniformes antes do início das aulas. Mas, de verdade, estou mais orgulhoso do grande trabalho de vocês (funcionários), que, junto com pais e alunos, fizeram desta escola a melhor do segundo ano (duas classes) em toda a rede municipal. Os resultados da avaliação serão divulgados em breve”, disse o prefeito Marcelo Lima, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Júlio César da Costa. O chefe do Executivo também agradeceu e cumprimentou os dois professores de 2º ano, Peterson Luiz de Andrade e Silmara do Prado Oliveira, pelo trabalho.
A diretora seguiu a linha do prefeito, enaltecendo também o comprometimento dos profissionais que atuam na escola com os alunos e com a educação pública de qualidade, além de lembrar que a unidade já tem um bom percurso em busca da excelência no ensino. “Estamos orgulhosos dos nossos alunos e da comunidade escolar. Sabemos que nosso empenho e dedicação só chegam no resultado esperado quando temos a parceria das famílias e a presença diária dos alunos na escola. O resultado é fruto de muito trabalho, mas é só o começo, pois estamos trabalhando para ser uma referência em educação em nível nacional.”
IN LOCO – Se no período da manhã o prefeito esteve no pós-balsa, à tarde dedicou tempo da agenda para acompanhar a entrega de materiais e uniformes na EMEB Cecília Meirelles, no bairro Baeta Neves, que completa 56 anos de atividades em 2026. Lá, conversou com profissionais que atuam na unidade, com pais e tirou fotos, inclusive com crianças. No bate-papo, lembrou de iniciativas da Prefeitura na área da Educação, como a criação do programa de intercâmbio Conecta (Estudante e Professor), da Faculdade Municipal, das bolsas integrais na Faculdade de Direito de São Bernardo e em cursos da área da Saúde, inclusive Medicina.
Na reunião com pais de 28 crianças de 3 anos que iniciam na Cecília Meirelles – atende também 4 e 5 anos –, muitas vindas de creches, estava Viviane Caisser de Freitas, professora que foi buscar os kits de materiais e de uniforme da filha, que estreia na unidade. A escola inaugurada em 1970 conta com cinco salas de aula e tem, no momento, 202 alunos.
“Para mim, ter uma filha estudando na rede, é um privilégio. No ano passado ela fez parte do grupo da creche, agora vem para o infantil, e a gente sabe que são muitas aprendizagens novas. Para mim, é também uma grande emoção porque, apesar de ser professora, sou mãe. Em relação aos materiais, entendo que são importantes, porque muita gente tem dificuldade de acesso, e a Prefeitura ofertar facilita muito, porque a gente chega e já recebe o todo o material que vai ser utilizado ao longo do ano e o uniforme. Então, vejo como de extrema importância”, disse Viviane.
