Cerca de 30 alunos de São Caetano do Sul participaram da cerimônia de formatura do programa Caminho da Capacitação, iniciativa do Fundo Social do Estado de São Paulo, realizada no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença do governador e da primeira-dama do Estado e reuniu formandos de diversas cidades que concluíram cursos profissionalizantes oferecidos por meio das carretas de capacitação itinerantes.

Em São Caetano, a unidade móvel ficou instalada em frente ao Cineteatro Santos Dumont, na Avenida Goiás, oferecendo cursos na área de gastronomia, com destaque para as formações em reaproveitamento integral de alimentos e auxiliar de produtos, em uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano.

“A Carreta Caminho da Capacitação, do Governo do Estado de São Paulo, passou por São Caetano neste começo de ano e deixou uma marca linda: mais oportunidades, mais conhecimento e novas histórias começando. Os alunos inscritos participaram da formatura dos cursos de Gastronomia com Aproveitamento Integral de Alimentos e Auxiliar de Cozinha, com dedicação total e muita vontade de crescer. E esses são só alguns exemplos de como a capacitação profissional pode abrir portas e transformar vidas de verdade”, disse Renata Galati, presidente do Fundo Social de São Caetano. “E pode se preparar, porque 2026 ainda vem com muitas novidades e novos cursos.”

A professora Rosimeire Bispo, que ministrou as aulas no município, destacou a importância da iniciativa. “Foi uma experiência fantástica, inesquecível. Todos os alunos saíram supermotivados, querendo algo novo, uma nova oportunidade. Foi incrível”, afirmou. Sobre a cerimônia, completou: “Viemos ao Palácio dos Bandeirantes para receber o diploma desses dez dias de curso, e todos estão muito ansiosos”.

Entre os formandos está Luiz Vedovello, que participou do curso de reaproveitamento integral de alimentos. Ele ressaltou o impacto do aprendizado no dia a dia. “O aprendizado foi grande, porque a maioria das pessoas não tem noção de que dá para aproveitar praticamente toda a parte de muitos alimentos. Evita desperdício, gera economia e impacta vários setores”, disse. Profissional da área de Tecnologia da Informação, Luiz avalia aplicar o conhecimento inicialmente em casa, mas não descarta empreender no futuro. “Primeiramente vou aplicar em casa, e se conseguir empreender com isso também acho legal”, completou.

Outro aluno formado foi Eduardo Chagas Gomes, de 62 anos, com mais de três décadas de experiência no ramo da culinária. Ele destacou a importância da reciclagem profissional. “Essa reciclagem foi interessante, principalmente o aproveitamento integral dos alimentos. Coisas que muitas vezes a gente não pensa, como reaproveitar casca de banana para fazer panqueca. Agrega conhecimento”, afirmou. Eduardo também ressaltou que a capacitação foi uma oportunidade de renovação. “Reciclar, renovar e aprender coisas diferentes para atender um público diferente é sempre importante. Recomendo. Foi bastante relevante.”

O programa Caminho da Capacitação integra as ações do Fundo Social do Estado voltadas à qualificação profissional e geração de renda, levando cursos gratuitos a diferentes municípios por meio de unidades móveis equipadas. A participação dos alunos de São Caetano reforça o compromisso do município com a ampliação de oportunidades de capacitação e inserção produtiva, fortalecendo a formação profissional e incentivando o empreendedorismo local.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.