AME SANTO ANDRÉ INICIA ATENDIMENTO EM PSICOLOGIA

Medida tem foco especial em pacientes oncológicos e no acompanhamento de pessoas com obesidade; serão 200 consultas por mês
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André deu início, dia 21 de julho, à oferta de consultas ambulatoriais na área de psicologia, ampliando o atendimento integral aos pacientes em tratamento na unidade. A faz iniciativa parte de uma nova meta do contrato de gestão firmado entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, ciclo 2025-2030, que visa implementar melhorias no atendimento e na humanização dos serviços de saúde.
Com foco especial em pacientes em tratamento quimioterápico e no acompanhamento de pessoas com obesidade e transtornos alimentares pela área de endocrinologia, o novo serviço oferece 200 consultas de psicologia por mês. O objetivo é fornecer suporte emocional e psicológico aos usuários já em tratamento clínico ou cirúrgico no AME-SA, garantindo uma abordagem mais completa e sensível às necessidades individuais.
O protocolo estabelecido estabelece que cada paciente terá direito a um ciclo inicial de cinco consultas com o profissional de psicologia. Em casos de maior complexidade, poderão ser oferecidas até duas consultas adicionais. Situações mais graves serão encaminhadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de residência do paciente, garantindo a continuidade e a integralidade do cuidado.
“É um avanço significativo no cuidado que prestamos no AME Santo André. A saúde emocional é parte fundamental do tratamento de nossos pacientes, e essa nova meta do contrato reforça o compromisso da unidade e da FUABC com a qualidade de vida e a humanização no atendimento”, afirma o diretor-geral do AME Santo André, Victor Chiavegato.
A inclusão do serviço de psicologia ambulatorial reafirma o papel da unidade enquanto referência em inovação e cuidado integral, fortalecendo o papel da unidade no acolhimento e acompanhamento de pacientes em momentos de vulnerabilidade.