ANIVERSÁRIO DE 472 ANOS DE SANTO ANDRÉ: BIBLIOTECA É REABERTA E JOÃO RAMALHO RECEBE HOMENAGENS

ANIVERSÁRIO DE 472 ANOS DE SANTO ANDRÉ: BIBLIOTECA É REABERTA E JOÃO RAMALHO RECEBE HOMENAGENS

A cidade de Santo André completou nesta terça-feira (8) seu 472° aniversário e, como presente, a população recebeu de volta um dos mais importantes equipamentos culturais do município: a Biblioteca Nair Lacerda. Localizado no Paço Municipal, integrando o Centro Cívico andreense, o espaço foi modernizado e volta a ficar à disposição do público.

Emblemático, o equipamento conta com um acervo de aproximadamente 90 mil itens físicos, entre acervo geral, Braille, gibiteca, autores da região, obras raras e especiais. “Neste aniversário temos o slogan ‘cada canto, uma história; cada história, um orgulho’ e é justamente por resgatar essa história de Santo André e preparar e apontar para o futuro. Hoje é uma entrega muito importante, ficou muito bonita a biblioteca. O patrimônio foi preservado, mas com modernidade”, disse o prefeito Gilvan Junior.

As intervenções realizadas incluem serviços gerais de manutenção, correção e adequação de elétrica, iluminação, pintura, hidráulica, manta vinílica, reforma total do forro, execução de alvenaria, contrapiso, impermeabilização e revestimento, revisão e recomposição das esquadrias (peças e vidros) adequação de acessibilidade, reforma dos banheiros e novo balcão de atendimento. O valor de investimento foi de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

Com o objetivo de tornar o espaço ainda mais acessível, a renovada Biblioteca Nair Lacerda contará a partir de agora com estantes mais baixas, com 1,60 m de altura. O equipamento também traz uma nova disponibilização do espaço dedicado a obras em Braille, próximo à entrada, e espaço infantil. Além disso, contará ainda com as voltas de dois setores: o acervo de jornais e o espaço Escritor do Grande ABC, próximo ao painel.

Tradição

Os eventos comemorativos ao aniversário de 472 anos de Santo André começaram nesta terça com a tradicional homenagem a João Ramalho, na Passarela Luso-Brasileira Américo Pinto Serra, em frente à estátua do explorador e colonizador português responsável pela fundação da antiga Santo André da Borda do Campo de Piratininga.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.