ANVISA DETERMINA RECOLHIMENTO DE LOTE DE VINAGRE DE MAÇÃ DA MARCA CASTELO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (26), o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote 12M2 do vinagre de maçã da marca Castelo, produzido pela empresa Castelo Alimentos S/A.
A medida foi tomada após laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) identificar a presença de 340 mg/L de dióxido de enxofre, valor acima do limite permitido para esse tipo de produto, que é de 200 mg/L. Além disso, o aditivo não estava informado no rótulo, o que infringe normas da legislação sanitária. O dióxido de enxofre é um conservante que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, especialmente quando não há alerta na embalagem.
Segundo a Anvisa, o caso representa infrações a diversas normas regulatórias, como a Resolução RDC nº 778/2023 e a Instrução Normativa nº 211/2023.
Nota da empresa ao g1
A Castelo Alimentos S/A informou que, conforme determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao lote 12M2 do Vinagre de Maçã. A empresa reforçou seu compromisso com a qualidade, segurança e transparência, afirmando que está cooperando integralmente com os órgãos reguladores.
“Mesmo sendo um caso pontual, estamos cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores”, diz a nota.
Informações do produto afetado:
Produto: Vinagre de Maçã
Marca: Castelo
Lote: 12M2
Data de fabricação: 25/03/2025
Validade: 25/09/2026Canais de atendimento ao consumidor:
SAC: 0800 771 6111
E-mail: sacc@casteloalimentos.com.br
A Anvisa orienta que os consumidores verifiquem o lote do produto em casa e, se corresponder ao citado, evitem o uso e entrem em contato com a empresa.
#vinagre #anvisa #saobernardo

