APÓS DENÚNCIAS DA TV SBC E REPERCUSSÃO NAS REDES, PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ DIZ QUE PONTE DE PARANAPIACABA SERÁ RESTAURADA
A Prefeitura de Santo André confirmou à TV SBC que a histórica passarela de acesso à Vila de Paranapiacaba passará por restauro integral e que as obras deverão começar nas próximas semanas. A informação foi divulgada após questionamentos encaminhados pela reportagem sobre as condições da estrutura.
O assunto voltou a ganhar repercussão após matéria publicada pela TV SBC durante a 21ª Convenção de Bruxas e Magos da América Latina, realizada no fim de maio. Na ocasião, visitantes relataram preocupação com a situação da travessia, enquanto equipes realizavam o controle do fluxo de pessoas no local.
Após a publicação, a TV SBC encaminhou novos questionamentos à administração municipal sobre o histórico da estrutura, a existência de laudos técnicos, possíveis recomendações de substituição e o acompanhamento do caso por órgãos públicos.
Nas respostas enviadas à reportagem, a Prefeitura informou que a passarela possui mais de 130 anos de existência e que sua manutenção é de responsabilidade da MRS Logística. Segundo o município, a utilização da estrutura passou a ser limitada em 2019, quando a situação foi levada ao Ministério Público Federal (MPF).
A administração também confirmou que houve recomendação técnica para uma solução definitiva na estrutura. Segundo a resposta oficial, enquanto a intervenção definitiva não era executada, a MRS realizou medidas de escoramento e reforço da passarela. A Prefeitura afirmou ainda que ficou responsável pela fiscalização do fluxo de pessoas, especialmente durante eventos de grande público.
De acordo com o município, a demora para o início das obras está relacionada à complexidade da intervenção e aos procedimentos exigidos para aprovação junto aos órgãos de preservação do patrimônio histórico. A Prefeitura informou que a MRS já concluiu os procedimentos formais necessários e que o restauro deverá começar nas próximas semanas.
A responsabilidade pela execução da obra é da MRS Logística, concessionária da ferrovia. O cronograma detalhado dos trabalhos deverá ser anunciado em breve.