APÓS FRAUDE NO INSS, LUPI PEDE DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA

APÓS FRAUDE NO INSS, LUPI PEDE DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira (2), o pedido de demissão de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social. A saída ocorre após investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União sobre um esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS.

Em seu lugar, Lula convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. A exoneração de Lupi e a nomeação de Queiroz devem ser publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

MUDANÇAS NO INSS
Antes da saída de Lupi, o caso já havia provocado a exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além do afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

A investigação aponta irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões movimentados por cobranças de mensalidades associativas entre 2019 e 2024. Auditorias da CGU e do próprio INSS, divulgadas recentemente, também já apontavam inconsistências nos repasses.

Após a operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos relacionados a essas associações. Para buscar a reparação dos danos, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo de trabalho que se reuniu nesta sexta-feira com o novo presidente do INSS, nomeado dois dias antes.

PRESSÃO POLÍTICA E CPI
Na última quarta-feira (30), deputados da oposição protocolaram um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a participação de sindicatos nas fraudes. Lupi chegou a depor na terça-feira (29) em sessão da Comissão de Previdência da Câmara, mas sua permanência no cargo se tornou insustentável.

Em carta divulgada nas redes sociais, o agora ex-ministro afirmou que seu nome não foi citado nas investigações e que sempre colaborou com os órgãos de controle. “Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu.

Na noite de quinta-feira (30), durante pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, o presidente Lula prometeu que os aposentados e pensionistas prejudicados serão ressarcidos.

© Lula Marques/Agência Brasil

previdência #inss #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.