Pais de alunos da EMEB Professor Paulo Renato Souza, localizada na Avenida Senador Vergueiro, procuraram nosso canal nesta sexta-feira (10) para relatar uma reunião em que, segundo eles, foi informada a suspensão das atividades da unidade.

A escola, inaugurada em dezembro de 2024, foi adaptada pela gestão anterior para funcionar como escola de Ensino Fundamental em período integral, mas ocupa uma estrutura originalmente projetada para uso universitário. Desde o início das aulas, pais e responsáveis relataram problemas estruturais.

Após questionamento de nosso canal, a Prefeitura de São Bernardo confirmou que, após recomendações técnicas e vistorias realizadas ao longo deste ano, as atividades da EMEB serão provisoriamente suspensas a partir de 2026 para reforma e readequação do prédio.

Nota da Prefeitura:

“A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, informa que as atividades da EMEB Paulo Renato Souza serão provisoriamente suspensas a partir de 2026 para reforma do prédio, atendendo, inclusive, solicitação de pais dos alunos. A medida considera todos os apontamentos que se apresentaram desde a entrega do equipamento como escola de Ensino Fundamental, de 1° ao 5° ano, pela gestão passada, uma vez que se trata de uma estrutura universitária.

A suspensão das atividades ocorre por recomendação técnica, após vistorias ocorridas ao longo deste ano. Espaços como escadas, salas de aula, banheiros e área externa não são adequados à faixa etária dos estudantes, tendo em vista o seu projeto inicial (universidade). O modelo de escadas, do tipo vazada, por exemplo, apresenta vãos entre os degraus. O padrão de janelas registra grandes vãos e instaladas na parte de baixo da parede. A área externa possui um pátio muito amplo, possibilitando dispersões.

De acordo com o planejamento da pasta, as crianças que hoje frequentam a unidade retornarão para regiões de sua residência, em período integral. As famílias estão sendo avisadas com antecedência para que possam se organizar com as mudanças necessárias.”

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.