A gravurista Ana Takenaka, natural de São Bernardo do Campo, é uma das sete artistas brasileiras selecionadas para a mostra “Órbitas Abstratas”, que será inaugurada no dia 1º de novembro no Sesc Niterói (RJ). A exposição apresenta produções de diferentes regiões do país e destaca o trabalho de mulheres que atuam com gravura contemporânea voltada à abstração.

Com curadoria de Ana Carla Soler, a mostra é resultado de uma pesquisa que mapeia artistas brasileiras na gravura e reúne nomes como Elaine Arruda, Helena Lopes, Kika Levy, Laila Terra, Renata Basile, Adriana Moreno e a própria Ana Takenaka. A entrada é gratuita, e a exposição fica em cartaz até 8 de fevereiro de 2026.

Ana Takenaka, de 38 anos, é artista e educadora, formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em sua trajetória, transita entre o desenho e a gravura em metal, com foco na coexistência de realidades e nos espaços de transição entre formas. Em 2022, ela foi premiada com uma bolsa na Art Print Residency, em Barcelona.

“Órbitas Abstratas” propõe um olhar sobre o abstracionismo na gravura, explorando tanto a mancha quanto a forma em processos que vão do tradicional ao experimental. A iniciativa faz parte do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e reforça o compromisso da instituição em valorizar e registrar a produção gráfica nacional.

O Sesc Niterói fica na Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos – Niterói (RJ).

#artecontemporanea #gravura #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.