ASSISTÊNCIA SOCIAL DE DIADEMA APRESENTA AÇÕES DOS 100 PRIMEIROS DIAS

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE DIADEMA APRESENTA AÇÕES DOS 100 PRIMEIROS DIAS

Com a presença do prefeito, secretaria anunciou obras em equipamentos, reorganização do Centro Pop, projetos de formação de cuidadores de idosos e sucesso do grupo de voluntários Amigos do Social

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema (SASC) apresentou, na última segunda (31/3), um balanço de suas ações nos primeiros 100 dias do novo governo. Com a presença do próprio prefeito Taka Yamauchi e de cerca de 420 convidados, dentre secretários, vereadores, servidores da pasta e de outras secretarias, membros de entidades socioassistenciais parceiras, conselheiros municipais e voluntários, a prefeitura assumiu mais uma vez um compromisso essencial: cuidar das pessoas.

“A Assistência Social não é apenas um serviço. É um pilar fundamental para garantir a dignidade e a esperança,” afirmou o prefeito. “Nossa cidade precisa ser um espaço no qual cada cidadão se sinta acolhido, valorizado e protegido e essas ações são apenas o começo do nosso compromisso com o cuidado, a inclusão e a solidariedade.”

Durante o evento, foram apresentados os primeiros passos da reorganização do Centro Pop, que acolhe a população em situação de rua; o curso de formação de cuidadores de idosos, que já formou 35 cuidadores e está iniciando uma nova turma; o Projeto Cuida, que capacita e valoriza os profissionais da Assistência Social; e o Programa Amigos do Social, que amplia a rede de voluntariado da cidade e oferece treinamento para emergência, com mais de 300 pessoas já inscritas.

“Nesse plano de 100 dias, nós buscamos envolver a sociedade em uma relação mais cidadã,” explicou o secretário Eduardo Minas, responsável pela SASC. “Em situações de emergência, homens e mulheres estarão ali, dando sua contribuição valiosa. No Projeto Cuida, vamos cuidar de quem cuida das pessoas, fazendo uma formação continuada com os nossos colaboradores e a nossa equipe. Em parceria com a sociedade civil organizada, apoiamos o curso de cuidadores de idosos, proposto pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa. É a sociedade participando, de forma legítima, das ações de nossa secretaria.”

Casa lotada
Diante de um Teatro Clara Nunes em lotação máxima, a SASC anunciou, além dessas ações dos 100 dias, obras de reformas em todos os equipamentos de Assistência, a começar pelo CREAS do Eldorado.

Também subiram ao palco e fizeram uso da palavra representantes das entidades parceiras e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa e da Assistência Social. Além disso, grupos de jovens da Santa Casa apresentaram uma prévia de seu espetáculo de fim de ano, idosas do Centro de Convivência fizeram uma dança cigana e idosos do Instituto Enéas Tognini fizeram uma grande festa de encerramento, provando que nada é impedimento para fazer bonito sob os holofotes.

“A secretaria e as entidades parceiras, nós nos complementamos,” resumiu o secretário. “É assim que vamos ter a cidade dos nossos sonhos.”

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.