ATLETA DE SÃO BERNARDO, PYETRO ENRICO É OURO NO ARREMESSO DE PESO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS DA JUVENTUDE 2026

Apontado como uma das grandes revelações do esporte brasileiro, jovem de 17 anos, que treina na Arena Caixa, ficou com o título ao conquistar a marca de 17,96 metros
“A melhor sensação que você possa imaginar é a de ser campeão. Ainda está caindo a ficha, mas é muito boa essa sensação de dever cumprido”. Com essa declaração, o atleta Pyetro Enrico, de 17 anos e que treina na Arena Caixa de São Bernardo, definiu o sentimento em levar o título do arremesso de peso nos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2026, disputados na Cidade do Panamá entre os dias 22 e 26 de abril.
Pyetro faz parte da equipe de atletismo de São Bernardo e integra o grupo de 70 atletas do Centro de Excelência da modalidade, parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo. Dentro da modalidade, o garoto é apontado como uma das grandes revelações do esporte brasileiro. No Panamá, ele garantiu o ouro com a marca de 17,96 metros, obtida na quinta rodada da final.
A prova, de acordo com Pyetro, foi marcada pelo alto nível técnico e equilíbrio até as últimas tentativas dos competidores. “Nos Jogos o importante foi manter a cabeça no lugar na hora da prova. Era preciso foco para atingir a minha meta”, declarou o atleta. Além disso, Pyetro acredita que sua experiência em competições anteriores foi essencial para o resultado positivo. “Acredito que também tenha me ajudado ter experiência em competições nacionais e internacionais. E confiar no meu treino. Saber que eu conseguia fazer aquilo”, acrescentou o jovem, em referência aos treinamentos sob supervisão do técnico José Cordeiro de Carvalho, o Pity.
Há dois anos em São Bernardo, Pyetro já vem se destacando no cenário juvenil, com o título de campeão ibero-americano Sub-18. “Quero parabenizar o Pyetro não só pela conquista do ouro, mas por ser uma das principais promessas do atletismo brasileiro. Ele já é referência para os atletas de São Bernardo. Esse ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude reforça o compromisso da nossa cidade com o esporte de alto rendimento e que estamos no caminho certo, resgatando o protagonismo dos nossos atletas no cenário nacional e internacional”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Quem também enalteceu o feito de Pyetro foi o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Maurício Cardozo. “Ele demonstrou uma grande maturidade competitiva ao crescer nos momentos decisivos e trazer esse ouro para o Brasil e para São Bernardo”, comemorou.
RETORNO DA CAIXA – Em outubro de 2025, a Prefeitura de São Bernardo firmou novo acordo de patrocínio com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 2,5 milhões, marcando uma nova fase de fortalecimento do esporte de alto rendimento no município.
Inaugurada em março de 2014, a Arena Caixa, localizada no bairro Santa Terezinha, é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte – o patrocínio havia sido perdido. Nesta nova etapa, os investimentos serão direcionados ao reforço das equipes de alto rendimento, à descoberta de novos talentos e à modernização do espaço.
O plano inclui ainda a aquisição de equipamentos, adequação de estruturas e ampliação das equipes técnicas, com profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além da capacitação de treinadores. A iniciativa amplia também o alcance social do esporte como ferramenta de inclusão e transformação.

