ATLETAS DA PARACANOAGEM DE SÃO BERNARDO VIAJAM PARA HUNGRIA RUMO AO MUNDIAL DA CATEGORIA

Com participação de Luís Carlos Cardoso e Debora Benevides, competição irá ocorrer entre 20 e 24 de agosto em Milão, na Itália, e reunirá os melhores atletas do mundo na modalidade

A Paracanoagem de São Bernardo estará bem representada pelos atletas Luís Carlos Cardoso e Débora Raiza Benevides no Campeonato Mundial da modalidade, marcado para ocorrer na segunda quinzena deste mês, em Milão, na Itália. O torneio internacional se dará entre os dias 20 e 24 de agosto. Além dos atletas, a cidade tem mais um importante integrante na comitiva: o treinador Akos Angyal. Antes do início do Mundial, o trio faz um período de treinamento na Hungria até o dia 15. Depois disso, eles partem para o solo italiano.

A Hungria é o país natal de Akos Angyal. A dupla de atletas alcançou vaga para a competição após conquistar ouro e prata, respectivamente, na Copa do Mundo disputada em Poznan, na Polônia, em maio deste ano. Luís Carlos Cardoso ganhou, na ocasião, a medalha dourada na categoria KL1 Masculino 200 metros e Debora Benevides garantiu a prata na categoria VL2 Feminino, conquistando a primeira medalha feminina brasileira no evento. 

Após as medalhas dos pupilos, Akos Angyal reforçou a importância da cidade na projeção internacional dos atletas: “Agradecemos a força que temos recebido, principalmente do nosso município, São Bernardo do Campo”, concluiu.

A aclimatação dos atletas é um período de ficar totalmente imersos nos treinamentos. “Vamos ficar hospedados em um centro de treinamento de Szeged (cidade da Hungria), que tem uma raia parecida com a que a gente vai encontrar lá na Itália, e isso é primordial para o nosso sucesso no torneio”, garantiu Luís Carlos.

Estar focado nos treinamentos é, para Débora Benevides, parte essencial da preparação dos brasileiros. “Aqui vamos respirar 24 horas já o clima de competição. Tenho certeza que faremos um ótimo Mundial e, quem sabe, trazer um excelente resultado à nossa cidade, São Bernardo, e ao nosso País”, frisou Débora.

INSPIRAÇÕES – Luís Carlos Cardoso registra vasta lista de medalhas: prata nos 200m KL1 (caiaque) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; ouro nos 200m KL1 no Mundial da Hungria 2024; prata no caiaque no Campeonato Mundial em Halifax (Canadá) 2022; prata no caiaque nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata no caiaque no Mundial em Copenhague 2021; pentacampeão mundial na prova de canoa (Szeged 2019, Racice 2017, Duisburg 2016, Milão 2015 e Moscou 2014), entre outras premiações. Ex-dançarino, ele teve uma infecção em sua medula, em 2009, perdendo os movimentos das pernas. Pouco tempo depois, descobriu a canoagem.

Débora Benevides é outra atleta que acumula importantes resultados na carreira. Entre eles prata na canoa no Parapan-Americano de Halifax 2022; bronze na canoa no Mundial em Copenhague 2021; ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 de Dartmouth (Canadá); prata na canoa no Mundial de Racice (República Tcheca) 2017; ouro no caiaque no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Paipa 2017 (Colômbia); prata na canoa no Mundial da Alemanha 2016 e bronze na canoa no Mundial de Milão 2015 (Itália). A atleta tem má-formação, o que causou atrofia nas pernas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.