AUMENTO DE 48% NOS PROCESSOS TRABALHISTAS NO ABC
Dados do escritório de advocacia Eron Pereira Advogados indicam um aumento de 48% no número de ações trabalhistas na região do ABC em comparação ao ano passado. Entre os principais motivos estão as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul, afetando diretamente a produção industrial.
A subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que as fortes chuvas no Rio Grande do Sul levaram à paralisação da produção em diversas montadoras, como General Motors, Volkswagen e Mercedes-Benz, situadas em São Bernardo do Campo. Esse cenário crítico provocou uma onda de demissões, redução de jornada e suspensão de contratos, levando muitos trabalhadores a buscarem orientação jurídica.
“Trabalhadores afetados pela redução de jornada, suspensão de contratos e até demissões estão buscando orientação e suporte jurídico para garantir seus direitos,” afirmou Dr. Diego Perinelli Medeiros, sócio e advogado trabalhista do escritório Eron Pereira Advogados.
Apesar do aumento nas ações trabalhistas, há uma expectativa de recuperação. Estima-se que, com a normalização da produtividade no Rio Grande do Sul e o restabelecimento das cadeias logísticas, a produção nacional possa voltar aos níveis anteriores à tragédia dentro de 90 dias.
As entidades de classe continuam monitorando a situação de perto, esperando que a retomada das atividades no estado afetado ajude a estabilizar a economia industrial do país como um todo. Enquanto isso, advogados trabalhistas do ABC paulista estão se preparando para atender à crescente demanda por assistência legal dos trabalhadores impactados.