AUTISTA’S DAY REÚNE 3.000 PESSOAS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
Conscientização e inclusão marcam o evento pioneiro no Grande ABC, celebrando o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
A cidade de São Bernardo do Campo foi palco da primeira edição do Autista’s Day no último domingo, 2 de abril, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Mesmo com o tempo nublado, a Avenida Barão de Mauá, no bairro Chácara Inglesa, recebeu cerca de 3.000 pessoas, entre inscritos e visitantes, para uma série de atividades de esportes, lazer e cidadania, organizadas pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência.
O evento, que busca dar visibilidade às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), teve como principal atração uma grande caminhada pela inclusão. Além disso, a programação incluiu gincanas, pintura facial, atividades da carreta do Giro São Bernardo, oficinas, apresentações culturais, brincadeiras com fantoches e atividades pedagógicas com a Educação, além da apresentação de um grupo de patinação.
Presente no evento, o prefeito Orlando Morando destacou a importância de fomentar a reflexão e reduzir preconceitos em relação ao autismo, bem como o desenvolvimento de políticas públicas voltadas àqueles com espectro autista. Morando anunciou que o Autista’s Day terá outras edições, com a próxima já prevista para meados de junho.
Acompanhado de sua esposa, a deputada estadual Carla Morando, o prefeito reforçou ainda a proposta de inaugurar um Centro de Referência de Espectro Autista em São Bernardo do Campo, em parceria com o governo de São Paulo.
Diversas famílias participaram do Autista’s Day, como foi o caso de Yasmin dos Reis Silveira, mãe de Pedro, de 14 anos. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura, destacando a localização e estrutura do evento, bem como a preocupação genuína com o público autista e suas famílias.