BALEIAS JUBARTES SÃO ENCONTRADAS MORTAS NO LITORAL PAULISTA
Duas baleias-jubarte, com comprimentos de 7 e 9 metros, respectivamente, foram encontradas mortas nas praias de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. O triste registro ocorreu essa semana no Balneário São Januário e próximo à comunidade de Pedrinhas.
Segundo informações do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) – através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) – estes foram os primeiros registros de baleias mortas na região nesta temporada. Devido ao avançado estado de decomposição dos animais, as causas de suas mortes ainda permanecem indeterminadas. Na segunda-feira, dia 28, a baleia de 7 metros foi localizada no Balneário São Januário, enquanto na quarta-feira, dia 30, foi a vez da de 9 metros ser encontrada perto da comunidade de Pedrinhas.
As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) são conhecidas por suas longas migrações. A população que procria ao longo da costa brasileira, viaja para águas antárticas no verão, buscando alimento. No entanto, durante o inverno e a primavera, retornam ao Brasil com objetivos de acasalamento ou cuidado parental. Esta migração explica o aumento de encalhes de animais jovens durante esta época do ano.
Especialistas consideram que uma das possíveis razões para tais encalhes seja a interação negativa com instrumentos de pesca, colocando em risco estes gigantes marinhos.
📸: @gabrielmatheuss_