BRASIL SUPERA A MARCA DE 500 CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUPERINTELIGENTES IDENTIFICADOS

BRASIL SUPERA A MARCA DE 500 CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUPERINTELIGENTES IDENTIFICADOS

Neste mês, junho de 2023, a Associação Mensa Brasil – organização representante oficial da Mensa Internacional no país e que congrega indivíduos com elevado Quociente de Inteligência (QI) – revelou que o Brasil superou a contagem de 500 crianças e adolescentes classificados como superinteligentes em seu território.

O levantamento da associação apontou que, entre o total de jovens identificados (534 no momento), São Paulo lidera o ranking com 199 superinteligentes. O estado do Rio de Janeiro vem em seguida com 64 indivíduos, seguido por Minas Gerais, que contabiliza 59. (Quadro completo em nosso site)

O primeiro jovem integrado à associação foi em setembro de 2006, com 9 anos de idade. Em setembro de 2011, um membro ainda mais jovem, de 7 anos, entrou para a associação. Hoje, os mais jovens identificados pela Mensa Brasil possuem 3 anos. Para que essas crianças e adolescentes sejam identificados e associados à entidade, é necessário que pais ou responsáveis submetam laudos de testes de inteligência realizados por profissionais credenciados.

Atualmente, a associação agrega mais de 2.600 brasileiros superinteligentes de todas as idades. Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, afirma que o Brasil é um gigante intelectual ainda adormecido. “Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem demonstrar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. No entanto, ainda não há um mapeamento abrangente desses indivíduos”, destaca Sauaia.

A associação se compromete em ampliar o conhecimento da sociedade sobre a superinteligência e trabalhar para identificar mais pessoas com altos QIs, além de criar um ambiente propício e estimulante para a interação e desenvolvimento desses indivíduos.

Sinais de alto QI em crianças incluem raciocínio rápido, boa memória de longo prazo, habilidades avançadas para a idade cronológica, vocabulário avançado, alfabetização precoce, excelente desempenho acadêmico, grande interesse por um assunto específico, alta curiosidade, criatividade, capacidade de adaptar ideias, observações perspicazes, persistência, independência e autoconfiança.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.