País ampliou participação e liderança na edição 2025 do estudo: dos 80 hospitais avaliados, 30 são brasileiros

O Brasil é destaque no Ranking dos Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2025, divulgado pela IntelLat, empresa especializada em análise de dados em saúde.

O país conquistou 6 posições entre os 15 melhores hospitais da região e domina a lista com 30 instituições classificadas, seguido por Colômbia (26) e México (10). Participaram do estudo da IntelLat, realizado anualmente desde 2009, 80 hospitais latino-americanos.

Entre os seis melhores brasileiros estão:

  • Einstein Hospital Israelita
  • Hospital Sírio-Libanês
  • Hospital Moinhos de Vento
  • Hospital Nove de Julho
  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Complexo Hospitalar de Niterói (CHN)

O país manteve a liderança absoluta ao ocupar a 1ª e a 2ª posições gerais, respectivamente, com o Einstein Hospital Israelita e o Hospital Sírio-Libanês.

O estudo da IntelLat analisou mais de 1.000 indicadores qualitativos e quantitativos, avaliando oito áreas estratégicas: segurança e resultados clínicos, gestão de pessoas, produção de conhecimento, eficiência operacional e financeira, tecnologia, telemedicina, experiência do paciente e sustentabilidade. Além disso, o ranking inclui a dimensão prestígio, baseada em pesquisa com mais de 12 mil profissionais da saúde da América Latina sobre os melhores hospitais em seu próprio país e fora dele.

O número de hospitais brasileiros classificados aumentou de 9 em 2024 para 30 em 2025, um avanço que reflete um compromisso maior com a qualidade da saúde, afirma o diretor-executivo da IntelLat, Ricardo Zisis.

“O Brasil mostrou um crescimento e desempenho excepcionais nesta última edição do ranking latino-americano, consolidando sua posição de liderança na região”, afirma Zisis. “Observamos avanços contínuos nos resultados clínicos, na segurança do cuidado médico e no uso de novas tecnologias”.

Apesar de suas desigualdades sociais, a América Latina tem apresentado bons índices de saúde e grandes instituições de saúde pública e privada.

“O Brasil se destaca especialmente, com hospitais de classe mundial. Como mostra o Ranking IntelLat 2025, há outros atores, especialmente na Colômbia, que estão alcançando altas posições”, destaca Zisis.

As instituições brasileiras premiadas estão distribuídas em sete estados e no Distrito Federal, evidenciando a expansão da excelência em saúde no país.


Ranking por especialidades

Na edição 2025, o estudo passou a incluir avaliações específicas em quatro especialidades médicas: Oncologia, Cardiologia, Ginecologia & Obstetrícia e Pediatria.
Como a participação foi opcional, nem todos os 80 hospitais responderam aos questionários.

  • Cardiologia: o Brasil aparece com 10 hospitais no Top 25, incluindo Einstein (1º), Sírio-Libanês (5º), Moinhos de Vento (7º), Nove de Julho (11º) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (12º).
  • Oncologia: o país tem 12 hospitais no Top 25, com destaque para Einstein (1º), Sírio-Libanês (3º), Moinhos de Vento (5º), Santa Joana Recife (11º) e Nove de Julho (12º).
  • Pediatria: entre os 10 hospitais brasileiros listados no Top 25, os cinco melhores são: Einstein (1º), Sírio-Libanês (3º), Moinhos de Vento (8º), Santa Efigênia (12º) e Hospital Brasília (13º).
  • Ginecologia & Obstetrícia: o Brasil tem 8 hospitais no Top 25, com Einstein (1º), Moinhos de Vento (6º), Santa Joana Recife (8º), CHN (9º) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (13º).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.