Uma briga entre torcidas organizadas do D.E.R. e do Marabá deixou feridos na manhã deste sábado (1º), na Rua Rui Barbosa, nas proximidades do Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. A confusão ocorreu após uma partida de futebol master entre os dois times, realizada no Estádio do Baetão. O jogo terminou com vitória do D.E.R. por 1 a 0.

De acordo com integrantes da torcida do Marabá, a Liga liberou primeiro a saída dos torcedores do D.E.R., enquanto o grupo do Marabá aguardava dentro do estádio. Do lado de fora, torcedores do D.E.R. teriam esperado o grupo rival próximo ao terminal de ônibus e iniciado o confronto utilizando rojões, pedras e pedaços de madeira.

A briga se espalhou pela região e seguiu até a área próxima à sede do D.E.R. A ROMU (GCM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de resgate foram acionados para conter o tumulto e prestar socorro aos feridos.

Informações iniciais apontam que várias pessoas ficaram feridas. Um torcedor teria sido atropelado e está internado. Integrantes do Marabá relatam que não houve uso de facas ou armas de fogo, apenas objetos como pedras e madeiras.

Ainda segundo torcedores do Marabá, ao perceberem que o confronto não seria contido, os membros do D.E.R. teriam recuado para sua sede. A rivalidade entre os dois grupos é antiga, com histórico de provocações ao longo dos anos.

A equipe do TV São Bernardo conversou com representantes da torcida do Marabá. O espaço segue aberto para a torcida do D.E.R., caso queira apresentar sua versão dos fatos. O caso segue sendo apurado pelas autoridades.

Posicionamento da Prefeitura de São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Segurança, informa que a partida de futebol realizada na manhã deste sábado (1º/11), no Estádio Giglio Portugal Piva (Baetão), entre as equipes Máster do E.C. Marabá e do E.C. D.E.R., transcorreu sem qualquer intercorrência dentro ou nas imediações do estádio.

A Secretaria, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), atuou preventivamente no entorno do Baetão, com cinco viaturas, entre elas equipes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), em apoio ao evento, atendendo solicitação da Liga de Futebol local.

As informações apuradas até o momento indicam que a briga entre torcedores não ocorreu nos arredores do Baetão, mas em outro ponto da cidade: mais especificamente nas proximidades do Estádio Primeiro de Maio e região do DER, onde grupos rivais se enfrentaram após o jogo. Relatos preliminares apontam que os torcedores lançaram fogos de artifício uns contra os outros – sendo utilizados como armas -, além de outros artefatos, como pedras.

O socorro às vítimas do confronto foi realizado pela Polícia Militar. A GCM não registrou ocorrência de pessoas detidas em sua rede de monitoramento. Caso sejam confirmadas prisões, os envolvidos também poderão ser autuados conforme a Lei Municipal nº 7.427/25, sancionada em 30 de maio, que proíbe a queima e soltura de fogos de artifício com ruído em São Bernardo. A lei estabelece multas para quem descumprir a proibição: R$ 4.300 para pessoas físicas e R$ 11.600 para pessoas jurídicas. Fogos silenciosos ou de baixo impacto sonoro são permitidos entre 7h e 22h, desde que em conformidade com as normas estabelecidas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.