BRT-ABC TEM INAUGURAÇÃO ADIADA PELA QUINTA VEZ E SÓ DEVE FICAR PRONTO EM 2026

BRT-ABC TEM INAUGURAÇÃO ADIADA PELA QUINTA VEZ E SÓ DEVE FICAR PRONTO EM 2026

Publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (11/4), um novo despacho do Governo de São Paulo confirma mais um adiamento na entrega do BRT-ABC, corredor de ônibus elétricos que ligará São Bernardo do Campo à capital paulista. Agora, a previsão oficial é de que o trecho entre em operação apenas em junho de 2026. Esta é a quinta vez que o cronograma sofre alterações. Inicialmente, a inauguração era esperada para o fim de 2022.

O sistema, iniciado em 2022, tem custo estimado de R$ 1 bilhão e prevê um corredor exclusivo de 17,3 km, operado por 92 ônibus elétricos, conectando o Terminal São Bernardo aos terminais Sacomã e Tamanduateí, na capital. A expectativa é de beneficiar mais de 170 mil passageiros por dia, com trajeto expresso de até 40 minutos.

Nosso canal procurou a Artesp e o Governo do Estado de São Paulo para comentar o adiamento. Em um primeiro momento, a agência informou apenas que “para mais detalhes sobre o projeto, recordamos que procure a concessionária à frente das obras”, referindo-se à Next Mobilidade, responsável pela execução. A empresa foi acionada, mas não retornou até o fechamento desta edição.

Após a publicação da reportagem nas redes sociais da TV São Bernardo, a Artesp enviou uma nova nota informando que:

“As obras do BRT-ABC têm entrega prevista para junho de 2026, considerando ajustes no projeto original, como alterações já realizadas no traçado e a construção de pontes e viadutos, que apresentam maior complexidade técnica. A Fase 1 do BRT-ABC foi concluída conforme o cronograma, incluindo a parada Metrópole, localizada no Centro de São Bernardo. Ela conta com ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antecipada, embarque em nível e acessibilidade para pessoas com deficiência. Esse modelo servirá de referência para as outras 15 paradas previstas ao longo do trajeto. Detalhes sobre a obra são diretamente com a concessionária.”

O que chama atenção é que a resposta detalhada da Artesp foi enviada somente após a repercussão pública da matéria. Consideramos importante que órgãos públicos mantenham tratamento igualitário com a imprensa, especialmente com veículos locais que acompanham de perto os impactos das obras sobre a população.

O BRT-ABC foi anunciado em substituição à extinta Linha 18-Bronze do monotrilho, cancelada em 2019. A troca de modal ainda gera críticas de especialistas, principalmente pela diferença de capacidade e pelos constantes atrasos desde então.

#mobilidadeurbana #transportepúblico #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.