A Câmara Municipal de São Bernardo aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei nº 139/2025, que autoriza a visita de animais de estimação a pacientes internados em hospitais da cidade. A proposta do executivo, que acolheu indicações dos vereadores Julinho Fuzari e Pery Cartola, deve ser sancionada pelo prefeito Marcelo Lima nesta sexta-feira (14).

A nova norma permitirá que cães e gatos visitem pacientes internados em hospitais públicos, privados, conveniados ou cadastrados no SUS, desde que sejam cumpridas exigências como autorização médica, laudo veterinário, vacinação em dia e agendamento prévio. Outras espécies poderão ser liberadas com autorização do médico responsável e da direção da unidade.

As visitas devem ocorrer em áreas externas dos hospitais, mas, em casos específicos como pacientes acamados ou com internações prolongadas, o encontro poderá ser no quarto. A entrada de pets será proibida em setores como UTIs, quimioterapia, isolamento, farmácia e locais de preparo de alimentos e medicamentos.

A medida segue práticas já aplicadas em hospitais como o Albert Einstein, Incor e Hospital das Clínicas, onde a Pet Terapia é utilizada como recurso complementar no tratamento. A iniciativa também é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos benefícios físicos e emocionais aos pacientes.

📷 Arquivo/divulgação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.