Com a cidade em alerta após mortes suspeitas ligadas ao consumo de bebidas adulteradas com metanol, o vereador Julinho Fuzari (Cidadania) apresentou requerimento que resultou na criação de uma Comissão Especial na Câmara de São Bernardo para investigar os casos. O colegiado foi aprovado nesta quarta-feira (1º) e terá 45 dias, prorrogáveis por igual período, para desenvolver os trabalhos.

Segundo Fuzari, “é inadmissível que São Bernardo do Campo, entre todas as cidades do Estado, seja a que mais registrou óbitos por esse tipo de ocorrência. A Câmara não poderia deixar de fiscalizar”.

A proposta foi articulada junto à prefeita em exercício, Jessica Cormick (Avante), e prevê atuação conjunta com os órgãos de fiscalização municipal.

A Comissão será composta por 11 vereadores: além de Fuzari, também integram o grupo Gordo da Adega (Podemos), Ananias Andrade (PT), Luiz Henrique Watanabe (PRTB), Lucas Ferreira (PL), Palhinha (Avante), Jorge Araújo (União Brasil), Reginaldo Burguês (Agir), Reinan Queiroz (PMB), Luana Eloá (MDB) e Geraldo Gomes (PRD). O colegiado deve definir presidência e relatoria em reunião nesta sexta-feira (3).

De acordo com a Secretaria de Saúde, até a manhã desta quarta-feira (1º), a Vigilância Epidemiológica registrou 13 notificações suspeitas de contaminação por metanol, sendo quatro óbitos e nove pacientes atendidos na rede hospitalar pública e privada da cidade. Um dos casos já teve a contaminação confirmada por exames. As vítimas fatais são homens de 38, 45, 49 e 58 anos, com mortes ocorridas entre os dias 18 e 30 de setembro. Os demais pacientes apresentaram sintomas como perda de visão, mal-estar e fraqueza, sendo que uma mulher de 30 anos segue internada em UTI com confirmação de metanol.

Um comércio e lotes de bebidas foram interditados cautelarmente pela Vigilância Sanitária, em ação conjunta com o Estado. A Polícia Civil também apreendeu garrafas para análise, e o 7º Distrito Policial conduz a investigação criminal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.