CAMINHÃO ELÉTRICO COM CARGA PERCORRE 442 KM DE SÃO BERNARDO AO RIO SEM RECARREGAR

Apesar de ainda pouco comum nas estradas brasileiras, um caminhão elétrico da Mercedes-Benz do Brasil percorreu 442 quilômetros entre São Bernardo do Campo e São João de Meriti (RJ), sem precisar recarregar a bateria.

O teste foi realizado com o modelo eActros 400, que partiu da sede da empresa no ABC Paulista carregando 6.200 kg de carga líquida. O percurso foi feito inteiramente pela Via Dutra. Ao chegar ao destino, o caminhão ainda tinha 30% de bateria restante, com um consumo médio de 0,70 kWh/km. A velocidade média foi de 63 km/h, respeitando o limite de 90 km/h permitido para veículos pesados.

Segundo a Mercedes-Benz, o eActros 400 é o primeiro caminhão elétrico a cruzar o principal trecho da Via Dutra com apenas uma carga de bateria, atingindo a maior autonomia já registrada por um modelo elétrico no Brasil.

A iniciativa faz parte da nova fase da marca no país, que agora envolve clientes no processo de adoção da tecnologia elétrica. Empresas como Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê vão testar as versões eActros 300 e 400 em suas operações diárias.

Os veículos podem receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. São indicados para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e diversos produtos, incluindo logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas — especialmente nos setores de e-commerce e varejo.

“O eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. Foram 442 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.