CARAVANA DA SAÚDE INICIA ENTREGA DE 8 MIL PRÓTESES DENTÁRIAS EM SÃO BERNARDO

Pacientes já passaram por avaliação e moldagem para revitalização do sorriso e da qualidade de vida
Neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de junho, a Caravana da Saúde, programa lançado pela Prefeitura de São Bernardo, inicia a entrega de próteses dentárias para mais de 8 mil pacientes que foram convocados para avaliação e moldagem. O projeto, idealizado pelo prefeito Marcelo Lima, tem como objetivo zerar as filas por consultas e exames e reorganizar o atendimento na rede municipal de saúde.
A etapa de avaliação começou em março, com a convocação dos moradores para identificar quem ainda necessitava das próteses. Muitos aguardavam há mais de cinco anos. “A saúde bucal tem grande impacto na vida do indivíduo. Sem a dentição completa, a pessoa não se alimenta adequadamente, tem limitações de socialização, sofre um impacto negativo na autoestima. Essa ação é um verdadeiro resgate da cidadania e da dignidade das pessoas”, afirmou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
Neste fim de semana serão entregues cerca de 200 próteses. Outros centenas de pacientes já têm consultas agendadas para a moldagem e futura entrega, totalizando 1.060 atendimentos odontológicos programados.
“Temos nos dedicado muito no atendimento desses pacientes, com mutirões aos finais de semana, e é uma grande alegria começar a entregar as próteses porque sabemos o impacto positivo que será na vida de cada um desses munícipes”, destacou a diretora de Saúde Bucal, Débora Cristina Tochetti Perin Durante.
A ação é coordenada pela Divisão de Saúde Bucal, em parceria com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com participação da diretora de Odontologia Especializada, Mariana Mattos, e da diretora de Odontologia Básica, Samira Balbo.
MAIS CARAVANA – Além da entrega das próteses, a Secretaria de Saúde realiza neste final de semana um novo mutirão de atendimentos, com 8.876 procedimentos agendados, incluindo cirurgias de catarata, acupuntura, fisioterapia ortopédica crônica e raio-x em nove UPAs. Desde o início do mandato de Marcelo Lima, 96% dos 94.902 atendimentos que estavam na fila foram solucionados até 18 de junho.
#saude #odontologia #saobernardo