CARNAVAL E CALOR: SÃO BERNARDO REFORÇA ALERTA CONTRA A DENGUE E INTENSIFICA VACINAÇÃO

CARNAVAL E CALOR: SÃO BERNARDO REFORÇA ALERTA CONTRA A DENGUE E INTENSIFICA VACINAÇÃO

Com as altas temperaturas e chuvas intensas desta época do ano, a Prefeitura de São Bernardo reforça o alerta contra a dengue e orienta moradores que vão viajar no Carnaval a eliminarem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti antes de deixarem suas casas. O objetivo é evitar a proliferação do transmissor da doença, que encontra condições ideais para reprodução no calor e em locais com água parada.

Antes de viajar, é essencial verificar quintais, varandas, sacadas e recipientes que possam acumular água, como baldes, vasos de plantas e calhas. No retorno, a recomendação é ficar atento a sintomas como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas na pele.

“Caso seja necessário, o serviço de saúde deve ser procurado para avaliação. Suspeitas ou casos confirmados são notificados, e o paciente recebe acompanhamento adequado”, explica Renata Folkas, assessora da Direção do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias. Quem for para áreas com registros de dengue também deve reforçar o uso de repelente.

Ações contra a dengue

Além das orientações para os viajantes, a Prefeitura intensificou a campanha de combate à dengue, incluindo:
Mutirões para eliminação de criadouros
Visitas casa a casa
Aplicação de inseticidas e fumacê em bairros estratégicos
Uso de drone para mapear e eliminar focos em locais de difícil acesso

Vacinação contra a dengue

A vacinação gratuita para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O público-alvo da campanha é de 49.236 pessoas, mas a adesão ainda é baixa:
🔹 Apenas 23,4% receberam a primeira dose
🔹 Somente 9,3% completaram o esquema vacinal

“Fazemos um apelo para que os pais levem seus filhos para a imunização. A vacina é uma das principais ferramentas na prevenção da doença”, reforça Renata.

Vacina contra febre amarela também está disponível

Quem for viajar para regiões com risco de transmissão de febre amarela deve se imunizar com pelo menos 10 dias de antecedência. A vacina é gratuita e está disponível em todas as 35 UBSs da cidade.

A prevenção é essencial para evitar surtos de dengue e febre amarela. Pequenos cuidados fazem a diferença, principalmente no período de calor e chuvas. Eliminar focos de água parada, usar repelente e manter a vacinação em dia são as principais formas de proteção contra essas doenças.

#dengue #vacinação #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.